Cuba começa a regulamentar criptos em território nacional

Salvador, 07/12/2021 – O interesse do povo cubano no setor de criptomoedas tem aumentado constantemente nos últimos anos, já que esses ativos estão associados diretamente à possibilidade de muitos cubanos conseguirem atingir a liberdade financeira. Cuba, até os dias de hoje, vive em uma sociedade socialista, mas esse não é o objetivo final de muitos de seus moradores.

Recentemente, a resolução 215 de 2021, que foi emitida pelo BCC, o Banco Central de Cuba, reconheceu as criptomoedas, como por exemplo, o Bitcoin. A resolução já está em vigor atualmente, e segundo a atual agência de Notícias Oficiais Cubana, essa ordem foi oficializada no dia 15 de outubro de 2021.

Com as criptomoedas atualmente sendo reconhecidas legalmente pelo Banco Central Cubano, tanto o Bitcoin quanto outras moedas virtuais vão poder ser utilizadas dentro de transações comerciais, assim como em investimentos dentro do país.

Essa resolução também possui dentro de sua letra de lei exposições que permitem um licenciamento de corretores do setor de cripto, assim como outros provedores de serviços para ativos digitais, a fim de permitir que eles operem dentro de Cuba.

Como isso vai afetar a economia cubana

Apesar de ter legalizado o uso das moedas virtuais dentro de Cuba, o Banco Cubano também alertou a população sobre os riscos associados a esse tipo de ativo. De acordo com o banco, esses ativos podem ser muito voláteis.

Por mais que essas moedas virtuais operam totalmente fora do atual sistema bancário cubano, o uso desse tipo de ativo apresenta alguns riscos significativos para a Política Monetária Nacional, e também gera preocupação com a estabilidade financeira do país. Se o mercado criptográfico lhe interessa, deve definitivamente consultar um site como bitcoinevolution.app.

O Banco Cubano também alertou a população sobre o risco potencial de pessoas má intencionadas tentarem tirar proveito da natureza descentralizada desses ativos, principalmente com o objetivo de fins ilícitos.

Um dos principais problemas de Cuba é que, por conta do embargo dos Estados Unidos, diversos serviços internacionais de transferência monetária, como por exemplo, Western Union, acabaram deixando o país por conta da pressão crescente dos EUA.

Ao reconhecer as moedas virtuais, Cuba pode começar, então, a desfrutar de fluxos mais fáceis de remessas exteriores, dessa forma conseguindo burlar o embargo norte-americano atual sobre o país cubano.

Qual será o futuro cubano com essa legalização?

De forma geral, é possível perceber que Cuba segue uma linha bem semelhante àquela de El Salvador, o país que abraçou o Bitcoin como uma de suas moedas nacionais, utilizando-o como uma forma de burlar as ações norte-americanas.

El Salvador foi o primeiro país do mundo inteiro a conseguir adotar o Bitcoin como moeda de curso legal, e atualmente está em período de adaptação com essa novidade. O interesse Cubano no setor de cripto tem sido bem alto nos últimos anos, já que esse setor de ativos virtuais pode criar a possibilidade de uma nova liberdade financeira para o país.

O reconhecimento das moedas virtuais pelo banco cubano é um passo muito importante para a transformação desse setor dentro de Cuba. O país vem sofrendo com o embargo norte-americano há muitos anos, e a economia cubana já teve um grande retrocesso por conta disso.

O setor de cripto pode acabar trazendo uma nova modernização para o país, permitindo que serviços modernos possam entrar em Cuba. Isso com certeza vai ser uma forma muito eficiente de o país conseguir retomar sua economia.

Claro, esse é um processo que vai ser muito lento e vagaroso, entretanto, nos próximos anos vamos ver grandes mudanças dentro do país. Cuba é um país internacionalmente famoso por conta de seu governo comunista, que também é o principal motivo que levou os Estados Unidos a criar um embargo econômico em cima do país.

Entretanto, muitas coisas já mudaram dentro do país nos últimos anos, e podemos dizer que existe uma forte vontade por parte do povo cubano de ampliar seus horizontes, entrando novamente no mapa internacional de comércio e negociações.

Entretanto, ainda é muito cedo para definir qualquer coisa, já que os Estados Unidos podem ainda assim fazer algumas manobras para tentar evitar essa retomada econômica de Cuba. Tudo que resta fazer é esperar para ver qual será o resultado de toda essa movimentação, mas esperamos que o povo cubano consiga ter resultados positivos a partir dessa legalização.

Últimas notícias