Cesar Gon é o Empreendedor do Ano 2020 da EY

Salvador, 25/10/2019 – A EY anunciou nessa terça-feira, 22 de outubro, que Cesar Gon, fundador e CEO da CI&T, é o Empreendedor do Ano 2020. O executivo, que foi destaque na categoria Master, representará o empreendedorismo brasileiro na etapa global do Prêmio — o EY World Entrepreneur Of The Year — em Monte Carlo, no Principado de Mônaco, em junho do próximo ano, junto aos representantes escolhidos nos mais de 50 países onde a premiação é realizada. Pela categoria Family Business, a Família Botelho, da Energisa, passa a integrar o Global Family Business Book da EY, e garante seu lugar no Family Business Forum, evento que também ocorre em Mônaco, em 2020.

Na categoria Master, também foram homenageados: Luis Fernando Porto (Unidas), José Carlos Semenzato (SMZTO Participações em Negócios Ltda.) Ivoncy Brochmann Ioschpe (Iochpe-Maxion), Roberto Jatahy (Grupo Soma) e Fabio Sandrini (Verzani & Sandrini).

Foi em 1995, recém-formado em Engenharia da Computação pela Unicamp, que César Gon decidiu fundar a CI&T, juntamente com dois amigos da universidade. Na época, abrir uma empresa era extremamente complexo, sobretudo para um jovem. Desafiando este cenário, César reuniu competências e habilidades de empreendedor para vencer os obstáculos que apareceram no caminho — e foram muitos. Com determinação nascia a CI&T em uma garagem, inicialmente com foco no desenvolvimento de software. Com a meta de dobrar de tamanho a cada três anos e, consequentemente, com crescimento contínuo ao longo de mais de duas décadas, a multinacional brasileira logo conquistou presença global – nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Canadá, Japão e China. Hoje, tornou-se parceira na transformação digital de impacto nos negócios de grandes marcas.

Durante seu discurso, o CEO da CI&T afirmou que empreender é uma tarefa que requer coragem, resiliência e sorte para encontrar parceiros e incentivadores ao longo do caminho. “Costumo dizer que a CI&T é o início de algo grande que eu ainda vou fazer. Isso porque quando mergulhamos nesse mar do empreendedorismo, costumamos olhar sempre para o futuro. Só tenho a agradecer a EY por esse reconhecimento e, também, a todos os colaboradores da CI&T que sonham comigo todos os dias”, celebrou Cesar Gon.

Já na categoria Emerging — que seleciona empreendedores em expansão e com alto potencial de crescimento — a EY homenageou Leo Cesar de Melo, da Allonda Ambiental. Por fim, na categoria Sustentável, que reconhece projetos de grandes empresas com foco em sustentabilidade, a iniciativa escolhida foi do Grupo Carrefour, representado por Lucio Vicente.

Ainda durante a cerimônia, o CEO do Banco Santander, Sérgio Rial, foi homenageado como executivo empreendedor, em reconhecimento ao empenho em tornar o banco em uma das maiores e mais rentáveis instituições financeiras do país.

“Assim como nas edições anteriores do Programa, os empreendedores homenageados são protagonistas de histórias motivadoras, de perseverança, planejamento e visão de mercado. Essa é a postura que deve nortear os negócios de quem quer empreender mesmo em meio a um cenário economicamente desafiador”, comentou Leonardo Donato, sócio líder de estratégia de mercados emergentes da EY para o Brasil e América do Sul em seu discurso no evento.

Realizado no Brasil desde 1998, o Empreendedor do Ano tem como objetivo identificar, reconhecer e contribuir com líderes empresariais de setores e mercados distintos. Na noite de ontem, a sócia de mercados e líder dos programas Empreendedor do Ano e Winning Women Brasil, Raquel Teixeira, relembrou que o olhar para o futuro dos empreendedores colabora para a transformação – não só dos negócios – mas do País como um todo. “Apesar de terem sido reconhecidos por suas iniciativas, o mais importante é pensar no legado de transformação que cada uma das empresas está ajudando a construir e, por consequência, colaborando para uma mudança significativa em seus mercados de atuação”, reforçou.

Em edições anteriores as homenagens da EY incluem Rodrigo Galindo, da Kroton – atual Cogna Educação; Ruben Menin, da Engenharia MRV — primeiro brasileiro reconhecido na edição global, em junho de 2018, Edgard Corona, da rede de academias Bio Ritmo, Roberto Medina, idealizador do Rock in Rio; Pedro Lima, da Grupo 3corações; Eraí Maggi Scheffer, do Grupo Bom Futuro; Francisco Deusmar de Queirós, da rede Pague Menos; Alexandre Costa, da Cacau Show; e Arri Coser, da NB Steak.

Sobre o EOY

Lançado nos Estados Unidos em 1986, o programa EY World Entrepreneur Of The Year alcança hoje 60 países e mais de 145 cidades em todo o mundo e ao longo de sua existência, já homenageou mais de 2.500 empreendedores. O Empreendedor do Ano é realizado anualmente pela EY com o intuito de enaltecer e reconhecer empreendedores inovadores e de sucesso. A premiação baseia-se nos seguintes critérios: espírito empreendedor, desempenho financeiro, direcionamento estratégico, inovação, impacto global, e integridade pessoal e influência. A EY identifica e promove as conquistas desses líderes, exaltando o crescimento de suas empresas e o dinamismo de seus negócios a fim de fomentar a cultura empreendedora em vários países e regiões.

Últimas notícias