Vogel Telecom fornece primeira conexão remota do VAR na história da Libertadores

Salvador, 07/01/2021 – A Vogel Telecom, empresa que provê serviços de conectividade a organizações, foi a responsável pela infraestrutura tecnológica do primeiro VAR (Video Assistant Referee, ou arbitro de vídeo, em português) remoto em uma partida oficial da Libertadores. Posicionados na sede paraguaia da Confederação Sul-Americana de Futebol, na cidade de Luque, os árbitros receberam sinal, som e imagens diretamente do Estádio Arena Porto Alegrense, sede do Grêmio em Porto Alegre-RS.

“Na partida entre Grêmio e Guaraní, oitavas de finais da Libertadores no dia 3 de dezembro, aconteceu a primeira experiência da Conmebol com o VAR sendo operado de forma remota. Para viabilizar isso, disponibilizamos 1 Gbps por meio de uma VPN para o Paraguai onde estavam os árbitros conectando múltiplas localidades. Fizemos um trabalho consistente em equipe e não tivemos absolutamente nenhuma interrupção do link. Um resultado super satisfatório”, explica Eduardo Pölking, executivo de negócios da Vogel Telecom.

Segundo a Conmebol, o objetivo a longo prazo é centralizar as operações do VAR em um ponto específico da América do Sul. Após essa primeira partida, a Vogel Telecom continua participando dos testes do VAR remoto e já forneceu tecnologia em outras duas partidas da competição.

“Estamos muito felizes de fazer parte desta história. Especialmente neste momento, garantir conexão de qualidade e evitar que esses profissionais se exponham significa ajudar a reduzir a contaminação pelo coronavírus. Além disso, a iniciativa é muito positiva no fator econômico também. Sem dúvidas, esse novo modelo também vai diminuir o custo com viagens e equipamentos para viabilizar a assistência por vídeo”, reforça Pölking.

SOBRE A VOGEL

Fundada em 2014, a Vogel Telecom detém uma rede de fibra óptica de última geração que se estende por mais de 26.000 quilômetros e oferece serviços de conectividade de alta capacidade para mais de 600 cidades em 13 estados brasileiros. Dedicada aos mercados B2B e atacadista, as conexões da Vogel com 70 datacenters e mais de 600 PoPs em seu backbone nacional fornecem serviços de conectividade de alta capacidade para empresas das mais diversas magnitudes e segmentos. Tendo a Patria Investments como acionista controladora, a Vogel nasceu com a missão de criar um novo conceito no mercado de telecomunicações, buscando contribuir para a jornada dos clientes na transformação digital.

Últimas notícias