VMware lança solução cloud-first para acelerar serviços 5G

Salvador, 10/09/2020 – A VMware anuncia a 5G Telco Cloud Platform, uma solução cloud-first consistente, habilitada por uma infraestrutura comprovada, de alta disponibilidade e desempenho com automação inteligente. A nova plataforma conta com o Tanzu Kubernetes Grid – uma distribuição Kubernetes – que permitirá aos Provedores de Serviços de Comunicação (CSPs) criar, gerenciar e executar cargas de trabalho em contêineres em nuvens privadas, públicas, de telco e edge.

Para atender à crescente demanda por serviços 5G, os CSPs exigem uma rede alimentada por uma cloud moderna, que ofereça alta velocidade e agilidade, mantendo o desempenho, a resiliência e a qualidade com nível de operadora. A inovadora plataforma multicloud da VMware simplifica e acelera a implementação de redes 5G, transforma modelos operacionais por meio da automação em múltiplas camadas e se integra perfeitamente às redes atuais. Ao adotar os princípios nativos da nuvem com a Telco Cloud Platform, os CSPs poderão implantar aplicações e serviços inovadores para o competitivo cenário de comunicações 5G mais rapidamente.

A VMware Telco Cloud Platform oferece uma arquitetura de rede em nuvem para acelerar 5G e inovação na edge, ao mesmo tempo em que oferece agilidade de serviço, consistência operacional e automação de gerenciamento de ciclo de vida integrado, desde a infraestrutura até os serviços de rede. A solução combina a VMware Telco Cloud Infrastructure, uma evolução da solução vCloud NFV, e o VMware Telco Cloud Automation, recurso de orquestração e automação de múltiplos domínios lançado recentemente. A nova plataforma pronta para 5G é feita sob medida para que os CSPs adotem facilmente a tecnologia nativa da nuvem e forneçam aplicações e serviços em uma infraestrutura multicloud.

À medida que os Provedores de Serviços de Comunicação evoluem de redes NFV para redes nativas em nuvem e em contêineres, a VMware está aprimorando sua solução VMware vCloud NFV para a Telco Cloud Infrastructure, disponibilizando uma plataforma unificada que oferece operações consistentes para funções de rede virtual (VNFs) e funções de rede nativa da nuvem (CNFs) em redes telco. A tecnologia foi projetada para otimizar a entrega de serviços de rede com aprimoramentos centrados em telecomunicações, suportando implementações de nuvem distribuída, fornecendo escalabilidade e desempenho para milhões de consumidores e usuários corporativos. Essas otimizações permitem que os CSPs ganhem velocidade e agilidade, mantendo o funcionamento, a resiliência e a qualidade.

Totalmente integrado com a Telco Cloud Infrastructure, o Telco Cloud Automation da VMware automatiza de forma inteligente o gerenciamento do ciclo de vida de ponta a ponta das funções e serviços de rede, visando simplificar as operações e acelerar a entrega dos serviços, otimizando a utilização dos recursos. Agora a solução também oferece suporte à automação de gerenciamento de infraestrutura e Containers-as-a-Service (CaaS) para aprimorar o posicionamento da carga de trabalho e fornecer alocação de serviços de infraestrutura ideal. Além disso, simplifica significativamente as expansões de rede 5G e telco edge por meio do provisionamento zero-touch (ZTP) sempre que houver necessidade de capacidade.

“A VMware continua acelerando a entrega de um portfólio abrangente de telecomunicações e nuvem na edge que atende aos desafios atuais dos nossos clientes, permitindo que eles aproveitem as oportunidades de amanhã”, diz Shekar Ayyar, vice-presidente executivo e gerente geral da unidade de negócios de Telco e Edge Cloud da VMware. “Com suporte para tecnologias nativas na nuvem, agora os CSPs podem aumentar sua velocidade de inovação fornecendo novas aplicações e serviços, reduzindo complexidades operacionais e realizando economias substanciais no custo total de propriedade, acelerando ainda mais a implementação de suas redes 5G.”

A DISH e a VMware testaram e integraram dezenas de funções de rede 5G nativas em nuvem de vários fornecedores de software na VMware Telco Cloud nos últimos seis meses. “À medida que a DISH constrói a primeira rede 5G baseada em RAN aberta nos EUA, a VMware Telco Cloud Platform nos ajudará a fornecer soluções mais seguras, ágeis e econômicas aos nossos clientes”, aponta Marc Rouanne, vice-presidente executivo e chief network officer da DISH. “A natureza nativa na nuvem e software-defined da solução também oferecerá suporte ao ecossistema DISH de parceiros para acelerar a liderança 5G nos EUA.”

“O 5G está fornecendo um catalisador para os Provedores de Serviços de Comunicação otimizarem seus negócios. A necessidade de aumentar a agilidade de serviço e modernizar a economia Opex exigirá que eles tornem a automação da rede uma parte fundamental de sua estratégia de transformação digital”, afirma Anil Rao, analista principal da Analysys Mason. “Os CSPs exigirão infraestruturas de rede e operações verdadeiramente ágeis, permitindo-lhes alcançar o provisionamento zero-touch, automatizar a expansão dos serviços de rede e operações de ciclo de vida contínuo, além de recursos para entregar economias Opex significativas e permitir maior inovação.”

Para acelerar a implantação de funções e serviços de rede por CSPs, a VMware recentemente expandiu o programa Ready for Telco Cloud para adicionar suporte para VMware Telco Cloud Automation. Com o lançamento da solução, a empresa está expandindo ainda mais o programa para agilizar a preparação das funções de rede para implantação. O escopo do programa se estende a funções de rede baseadas em contêiner e essas cargas de trabalho estão em conformidade com a pilha nativa na nuvem da VMware, bem como a automação oferecida por ela. Os recursos de rede que passaram pela certificação serão mais rápidos de integrar e implementar na VMware Telco Cloud Platform, possibilitando que os CSPs acelerem a geração de receita. Até o momento, mais de 35 parceiros receberam mais de 180 certificações como parte do programa.

A VMware também está anunciando o Telco Cloud Operations, uma solução de garantia automatizada em tempo real, projetada para preencher a lacuna entre as redes virtuais e físicas. A solução fornece monitoramento holístico e gerenciamento de funcionamento em múltiplas camadas da rede, incluindo SD-WAN, para percepções rápidas, custos mais baixos e melhor experiência do cliente. Ele integra análises de desempenho baseadas em machine learning e painéis de relatórios para garantia proativa. Complementado pela solução Uhana da empresa, que fornece automação inteligente para Redes de Acesso por Rádio (RANs), os CSPs podem ter visibilidade de operações abrangente em toda a sua rede.

“Em um mundo 5G, a complexidade de funções de rede dinâmicas e recursos configuráveis requer coleta automatizada, análise e controle de dados de operações para estabelecer a percepção do cliente e limites de gerenciamento de serviço”, diz Karl Whitelock, vice-presidente de operações e monetização de Communications Service Providers da IDC Research. “Soluções de garantia avançada, como o VMware Telco Cloud Operations, são essenciais para fornecer análise automatizada dos dados de rede e desempenho que podem simplificar as operações, fornecer visibilidade de ponta a ponta e melhorar a experiência do consumidor”.

Últimas notícias