TIM investe em soluções de rede para reforçar sinal em pontos turísticos

Novas antenas têm estruturas compactas, que podem ser camufladas para instalação em locais como pontos de ônibus, estádios e ruas com alto volume de tráfego

Salvador, 07/06/2022 – Com a meta de cobrir 100% dos municípios brasileiros com 4G até 2023, a TIM também tem investido no reforço da infraestrutura de rede em locais turísticos de todo o País. O foco são pontos de grande concentração de pessoas, como praias e cidades históricas. Para garantir um sinal com mais qualidade, a operadora criou um recurso batizado de Street Level Solution (SLS). O trabalho consiste na ativação de novas antenas, com estrutura mais simplificada, em locais de alta densidade de tráfego. As torres também foram desenvolvidas para se integrar à paisagem e causar baixo impacto visual.

A solução utiliza transmissão com fibra óptica e funciona com pequenas estruturas camufladas, imperceptíveis aos usuários, que podem ficar até em abrigos de ônibus, postes ou semáforos. Pelo baixo impacto visual, o projeto é ideal para pontos turísticos como as praias de Guarajuba, na Bahia, que já conta com oito antenas em funcionamento, e Porto de Galinhas, em Pernambuco, que tem três antenas ativas.

Ainda esse ano, o Sítio Histórico de Olinda, tombado pelo patrimônio de Pernambuco, tem previsão de receber quatro antenas SLS, e a praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, também será beneficiada com quatro equipamentos.

Na prática, o projeto permite contornar as barreiras físicas que impedem a propagação do sinal de celular, oferecendo uma cobertura a nível do solo mais uniforme, com mais capacidade de rede, com uma estrutura simples e flexível para o ambiente urbano. Por ficarem mais perto dos smartphones, as antenas propagam melhor o sinal, corrigem a cobertura e melhoram, significativamente, o uso de voz e dados.

“O recurso Street Level, além de incrementar a qualidade do serviço prestado pela TIM aos seus clientes, é uma das várias ações em andamento como parte do nosso percurso para o 5G, que vai entregar muito mais velocidade de internet móvel” explica Homero Salum, diretor de Mobile Access & Backhaul Engineering da TIM Brasil.

As medições de rede após a implantação do projeto SLS mostram melhorias relevantes nas taxas de performance da rede, com incremento de aproximadamente 50% nos níveis de cobertura 4G e aumento nas velocidades de download e upload.

Últimas notícias