Padtec ilumina cinco novos canais de 100 Gb/s para a Silica Networks entre as capitais da Argentina e do Chile

Salvador, 01/10/2019 – Aplicações na nuvem, transmissão de vídeos em altíssima definição (4K e 8K), realidade aumentada, 5G. Tudo isso aponta para a perspectiva de um aumento de tráfego de dados cada vez maior. E, para acompanhar a demanda por banda – que cresce de maneira rápida e expressiva –, a Silica Networks, carrier of carriers argentina, tem investido na construção, ao longo da última década, de uma extensa malha óptica na Argentina e no Chile, utilizando as soluções DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) da Padtec.

Para atender ao aumento da demanda por altas taxas de transmissão entre as capitais argentina e chilena, a operadora iluminou cinco novos canais de 100 Gb/s em uma das rotas da sua rede óptica instalada, adicionando mais 500 Gb/s na capacidade total dimensionada para esse trecho. Com implantação em tempo recorde (menos da metade da média em projetos de mesma complexidade), os canais ópticos iluminados pela Padtec nas redes DWDM da Silica Networks cruzam mais de 4.000 quilômetros para conectar Buenos Aires, na Argentina, a Santiago do Chile.

“Nos últimos dez anos, construímos uma relação de confiança com a Padtec, que se baseia na mesma maneira de fazer negócios. Com produtos e serviços inovadores e de alta qualidade para redes de fibra óptica, encontramos na empresa um verdadeiro parceiro para impulsionar nossos projetos mais ambiciosos e atender às demandas de rápida implantação exigidas por nossos clientes”, afirma Horacio Martínez, CEO da Silica Networks. “Flexibilidade e velocidade de resposta são atributos que estão em nosso DNA. Sempre fomos caracterizados como uma empresa ágil e de decisão rápida e foi isso que nos permitiu competir igualmente com os grandes operadores e players globais do setor de tecnologia. Parceiros de negócios como a Padtec, com soluções escaláveis e robustas, permitem capitalizar as oportunidades geradas pela crescente demanda por largura de banda na região”, acrescenta Martínez.

Do norte do Chile ao sul da Argentina, a Padtec já iluminou mais de 10 mil quilômetros de redes DWDM para a Silica Networks, em pouco mais de dez anos de parceria. As rotas iluminadas para a operadora cruzam as mais diferentes e desafiadoras geografias – como o Atacama, a Patagônia e os Andes –, com trechos que garantem o tráfego de dados a 100 Gb/s nessas regiões.

Manuel Andrade, CEO da Padtec, destaca que a parceria de longa data com a Silica Networks representa a consolidação da presença da empresa no mercado externo. “Ao longo dos anos, vimos a infraestrutura óptica da Silica crescer de forma extraordinária, ao mesmo tempo em que, para atender às demandas por banda e novos serviços, direcionamos esforços em P&D para desenvolver soluções que acompanhassem as novas exigências dos mercados argentino e chileno”, destaca Andrade. “Isso é resultado da estratégia de internacionalização adotada pela Padtec na última década, que culminou em operações diretas nos mercados latino-americanos”, completa.

Últimas notícias