Algar Telecom inicia testes com 5G em parceria com a Nokia

Salvador, 27/11/2019 – A Algar Telecom, empresa do grupo Algar que atua no setor de telecomunicações e TI, está conduzindo uma nova etapa de testes com a tecnologia 5G, desta vez em cooperação com a Nokia. A experimentação, já em fase final, está sendo realizada em laboratório e em ambiente externo na sede da Companhia, com o apoio da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Os dispositivos da Nokia em utilização são os roteadores domésticos Nokia FastMile 5G e o WNC 5G, gateways que possibilitam serviços de acesso fixo sem fio (FWA, da sigla em inglês) com velocidades gigabit na última milha da rede. Os resultados de velocidade de conexão e latência serão divulgados em dezembro.

Com a licença de permissão da Anatel para uso da faixa de 3,5 MHz em caráter de teste e pesquisa científica, a Algar Telecom iniciou a primeira etapa de experimentações em laboratório no mês de agosto, em cooperação com a multinacional Huawei. Os testes foram feitos com o smartphone Huawei Mate 20X 5G, ainda não disponível comercialmente no Brasil; em dispositivos roteadores domésticos (similares aos usados hoje no Wi-Fi) do modelo Huawei 5G CPE Wifi 6; e no dispositivo de realidade virtual PICO NEO 6DoF All-in-one. Em outubro, também aconteceram testes abertos ao público em Uberlândia, Minas Gerais.

“O objetivo de realizarmos medições com dois fornecedores diferentes é permitir a comparação de resultados”, explica Luis Lima, diretor de operações e tecnologia da Algar Telecom. O executivo acrescenta, ainda, que “por enquanto, a nova tecnologia 5G significa mais velocidade para o cliente no celular e maior velocidade na banda larga residencial. Mas a chegada de novas aplicações no mercado certamente nos levará muito além disso, tornando possíveis serviços de maior confiabilidade e baixa latência, como carros autônomos, controle de drones e robôs a distância”.   

Leilão 5G

Embora a Algar Telecom já tenha o serviço em caráter de testes, sua comercialização ainda dependerá do leilão das faixas de 5G, previsto pela ANATEL para 2020. A Companhia tem reforçado a importância da destinação de espectro de frequências para as operadoras regionais, para que seja levada competição e qualidade dos serviços móveis para pequenas localidades e áreas remotas. Além disso, tem também destacado a relevância de regras de compartilhamento que tragam sustentabilidade e maior eficiência para o uso de antenas, postes, espectro etc., com consequente melhor aproveitamento de todos os recursos escassos.

“Seguimos otimistas com as preparações para a chegada do 5G. Acreditamos que a proposta apresentada pelo conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, seja um passo importante para permitir que as PPPs consigam permanecer competitivas no mercado de telecom. Estamos confiantes na manutenção dessas condições na versão final do edital”, comenta Jean Borges, diretor presidente da Algar Telecom.

Últimas notícias