5G revolucionará a maneira como os objetos se conectam

Salvador, 09/12/2019 – As mudanças que as telecomunicações sofrerão com a chegada da 5G não impactará apenas a comunicação entre pessoas. A nova geração de tecnologias móveis também transformará a maneira como os objetos são conectados, alçando a Internet das Coisas (IoT) a uma nova era, como aponta o infográfico da 5G Americas.

Entre as três principais categorias de uso da 5G está a Internet das Coisas Massiva (MIoT), que reúne aplicativos que se caracterizam por fornecer conectividade a um número elevado de dispositivos em uma área geográfica limitada, uma das características técnicas da 5G é que ela permitirá uma alta gama de dispositivos conectados à rede através de uma estrutura comum.

Com isso, a MIoT atenderá às necessidades das redes LPWA (Low Power Wide Area), que incluem dispositivos de baixo custo, com baterias de longa duração e cobertura em áreas extensas, entre outros.

Dessa forma, a 5G permitirá a conexão de dispositivos como câmeras de vigilância, sensores, atuadores, detectores de movimento, sistemas de alarme, dispositivos portáteis, como relógios e pulseiras inteligentes, medidores de eletricidade, termômetros e inúmeros outros pequenos terminais.

Esses dispositivos permitirão o desenvolvimento de uma ampla diversidade de aplicativos que contarão com uma grande penetração nas cidades e nas áreas suburbanas e rurais, o que beneficiará tanto as atividades do campo, como agricultura e pecuária, quanto os usos em indústrias, além de gerenciamento de cidades, prédios e casas, trazendo mais eficiência, segurança e bem-estar a todas as esferas da sociedade.

Últimas notícias