Guia de Software e Serviços

Provedor desaparece e deixa empresas em pânico

Salvador, 20/12/2016 - Milhares de empresas de todos os ramos, além de sites de comércio e serviços, prefeituras e pessoas físicas, perderam todos os seus dados e aplicações de negócios devido ao súbito "desaparecimento" de um provedor de hospedagem em nuvem - a ServerLoft - cujos serviços foram bloqueados por inadimplência ao data center terceirizado em que a empresa se ancorava.

De acordo com a Abrahosting - Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura de Hospedagem - uma grande quantidade de clientes prejudicados pelo "desaparecimento" do provedor procurou a entidade em busca de informações e apoio, ou para reclamar da impossibilidade de se fazer contato com a sede ou com o site do referido provedor.

Em comunicado divulgado na noite de 19 de dezembro, a Abrahosting informou ao mercado que o provedor em questão, "nunca foi homologado ou fez parte da lista de associados da Abrahosting, não estando, portanto, sujeito a qualquer tipo de gestão por parte da entidade".

A Abrahosting informou ainda que acionou sua consultoria jurídica para buscar mecanismos de oferecer acesso, ao menos temporário, a tais dados custodiados por parte de seus titulares. "Trata-se de uma iniciativa espontânea da nossa associação que visa reafirmar nossa vocação de entidade de interesse público, já que a empresa é estranha à nossa representação", afirma Vicente Neto, presidente da Abrahosting.

De acordo com o advogado Adriano Mendes, sócio do escritório Assis & Mendes, que presta consultoria à Abrahosting, a entidade só poderá oferecer apoio técnico aos usuários prejudicados depois que os interessados obtiverem autorização legal para acessar o disco rígido e dados armazenados dos  servidores web envolvidos na prestação de serviços dessa empresa. "Alguns desses clientes prejudicados já estão com pedidos de liminar em curso", afirma Adriano Mendes.

Ainda segundo a Abrahosting o episódio vem reforçar a recomendação da associação para que a contratação de um provedor de hospedagem seja precedida de um levantamento de reputação, estrutura operacional e condições institucionais do fornecedor em potencial, bem como que todas as empresas entendam a importância de backups periódicos ou diários.

Para ingressar nos quadros da Abrahosting, os provedores necessitam apresentar não apenas credenciais de reputação e compliance técnica, mas também um histórico mínimo de três anos de atividade e comprovação de estrutura de operação, segurança, backup, recuperação de falha e suporte técnico em português.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.