Eventos

Inscrições abertas para o 9º Fórum da Internet no Brasil

Salvador, 04/09/2019 - Estão abertas as inscrições para a 9º edição do Fórum da Internet no Brasil, evento do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) que será realizado em Manaus (AM) entre os dias 1º e 4 de outubro. A programação é composta por sessões principais e 27 workshops que buscam fomentar discussões sobre uma Internet mais plural, segura e acessível, sobre os desafios para a inclusão digital, proteção de dados, direitos humanos, diversidade e ética na Internet, entre outros temas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no endereço: https://forumdainternet.cgi.br/.

A programação do evento foi construída de forma colaborativa, a partir de uma chamada de propostas de workshops aberta à participação de todos os setores de representação no CGI.br: governamental, empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica. No total, foram recebidas 55 propostas, sendo 27 selecionadas para compor a programação do Fórum.

Como enfrentar o discurso de ódio no âmbito digital; questões regulatórias, técnicas e de políticas públicas relacionadas à expansão das tecnologias de reconhecimento facial no Brasil; a responsabilidade das plataformas por conteúdo abusivo on-linee a proteção de crianças e adolescentes na Internet serão alguns dos temas abordados no evento. Confira a lista completa dosworkshops selecionados em: https://forumdainternet.cgi.br/atualizacoes/view/2/workshop-selecionado/.

Essa será ainda uma oportunidade para debater o acesso à Internet nos municípios do interior do Amazonas. Principal espaço brasileiro de discussões sobre a governança da Internet, o Fórum chega pela primeira vez à cidade de Manaus mobilizando o debate em torno de temas relevantes não só no âmbito nacional e internacional, mas também local. Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2018, divulgada no dia 28 de agosto pelo CGI.br, 36% dos domicílios na região Norte do Brasil não possuem acesso à Internet. "Ainda há muito a avançar em relação a infraestrutura de Internet na região, e justamente por isso é importante promover essa discussão no Fórum", destaca Tanara Lauschner, conselheira do CGI.br.

"A 9ª edição do evento acontece em um momento especial para o CGI.br, ano em que comemora os 10 anos da sua Declaração de Princípios para a Governança e Uso da Internet, que prevê que o acesso à Internet deve ser universal, para que ela seja um meio para o desenvolvimento social e humano, contribuindo na construção de uma sociedade inclusiva e não discriminatória em benefício de todos", complementa José Luiz Ribeiro, conselheiro do CGI.br e coordenador do Grupo de Trabalho da nona edição do evento.

Dia Zero

Além dos workshops, o Fórum também contará com a realização de atividades auto organizadas por instituições no chamado "Dia Zero", que será em 1º de outubro. As organizações utilizarão o espaço do evento para discussões temáticas, encontros de grupos, divulgação de projetos ou outros tipos de atividades que sejam pertinentes ao público participante do Fórum.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.