Eventos

Webinar gratuito vai discutir sobre a fiscalização da operação de drones no Brasil

Salvador, 25/04/2016 - No próximo dia 28 de abril, às 14h30, o MundoGeo, responsável pelo organização e realização da feira DRONESHOW Latin America, promove webinar com o Capitão do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) Jorge Alexandre. O encontro tem como tema principal discutir o recém-lançado documento sobre fiscalização de operação de drones, e será uma prévia do debate que ocorrerá durante a feira.

De acordo com o capitão, o documento é uma cartilha informativa e educativa que norteará os órgãos de segurança na fiscalização da operação com aeronaves não tripuladas. “O documento traz o passo a passo de como identificar um equipamento que atua dentro da legalidade, bem como auxilia na conferência de documentos e autorizações necessárias para operar o drone”, esclarece Jorge Alexandre.

O Guia de fiscalização de operações de drones está disponível para download no endereço http://www.aviacao.gov.br/assuntos/drone-legal/guia_drones.pdf e apresenta modelos de autorizações necessárias ao piloto e empresa que irá operar drones no período dos jogos olímpicos e paraolímpicos, mapas das áreas restritas de sobrevoo, além de conduta para pilotagem e normas de segurança em locais populosos.

“Para que o Departamento de Controle de Espaço Aéreo – DECEA inicie a análise referente ao acesso ao espaço aéreo por “drones”, são necessárias, dentro das suas respectivas áreas de atuação, as anuências da ANAC (agência nacional de aviação civil) e da ANATEL (agência nacional de telecomunicações), sendo esta última responsável pela homologação da frequência utilizada na comunicação entre a estação de pilotagem remota e o drone. Sem estas autorizações, a operação do equipamento estará irregular, portanto, suscetível às sanções administrativas e/ou penais”, explica o capitão.

As inscrições para participar do webinar estão disponíveis no link http://app.webinarjam.net/register/17520/8c40994249 e as vagas são limitadas. O webinar tem uma hora de duração, sendo 30 minutos destinados à apresentação do guia de fiscalização e 30 minutos de debate.

“Com este webinar abrimos mais uma frente para debate e esquentamos o tema que será discutido amplamente com representantes do DECEA e ANAC durante a DRONESHOW Latin America, assim como regulamentação de drones, finaliza Emerson Granemann, diretor e idealizador da DRONESHOW Latin America e MundoGeo Connect.

A DRONESHOW acontece entre os dias 10 e 12 de maio, no centro de convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.

Mais informações sobre a feira: www.droneshowla.com.br

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.