Educação

UCSAL adota gamificação como processo seletivo

Salvador, 10/09/2019 - A gamificação, que utiliza técnicas de design de jogos e um pensamento orientado para o enriquecimento de contextos, já é utilizada de forma pioneira no país como processo seletivo para o ingresso no vestibular. A iniciativa é da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), que denominou o processo de Vestgame. O vestibular é baseado em uma ambientação virtual, em seguida o candidato será submetido a um questionário sociocultural e teste de lógica, apoiado pelo uso de Chromebook, Celular e Cardboard.    

A instituição de ensino é uma das primeiras do país a apresentar este novo método. As atividades gamificadas têm o objetivo de avaliar competências e habilidades de forma contextualizada, tendo como base os conteúdos estudados no Ensino Médio e equivalente grau de complexidade. Já a segunda etapa consiste em uma prova de redação.

De acordo com o Reitor da UCSAL, Padre Maurício Ferreira, o processo seletivo é apenas o começo da transformação que o setor de educação passará nos próximos anos. “A inserção da gamificação se caracteriza pela construção de percursos educativos com aplicações de jogos. De um lado ou de outro que se observe, se trata de uma oportunidade de melhor relacionar conteúdo científico-educacional com as novas estratégias de transmissão e compartilhamento do saber, sobretudo com as novas gerações”, afirma.

Para ele, o uso dos games não é utilizado apenas para resolver cálculos, mas também é aplicado à tecnologia, aos estudos recentes de neurologia e a psicologia, entre outros.  A gamificação é capaz, ao mesmo tempo que realiza tarefas tradicionais de verificação e de avaliação, de identificar perfis de um indivíduo ou de um grupo. Isso pode ajudar na análise comportamental de alunos e professores em determinados ambientes educacionais. “É uma oportunidade não vista isoladamente, para que docentes e discentes possam demonstrar talentos, competências e habilidades, tanto relacionado ao estrito conteúdo formal e teórico, quanto ao exercício profissional. É muito importante também dizer que quando falamos de gamificação, não precisamos visualizar aqueles jogos mais avançados”, reitera.

Com 58 anos de atividades, a UCSAL oferece atualmente vagas para 32 cursos de graduação. Estudantes interessados em participar do processo seletivo da UCSAL já podem acessar o site da instituição – vestibular.ucsal.br, selecionar a opção “inscreva-se” e seguir os procedimentos apresentados.  Interessados na modalidade VESTGAME podem se inscrever a partir de 24/10 para participar do processo seletivo 2020.1. No modelo tradicional, os estudantes podem se inscrever a partir de 16/09 até  16/10, e entre 31/10 e 11/12/2019, sob o pagamento da taxa de R$ 20.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.