Artigos

Como a tecnologia vem ajudando micro e pequenas empresas com problemas de gestão

Salvador, 29/08/2019 - Empreender, no Brasil, não é fácil. Além de toda a burocracia envolvida no processo de abertura de uma nova empresa, os altos encargos tributários não estimulam investidores. Quem decide se aventurar na jornada do empreendedorismo deve estar duplamente preparado para encontrar percalços à frente.

Mas, infelizmente, ainda é enorme a quantidade de negócios que não decolam e morrem antes mesmo de completar dois anos de existência. Entre os já citados empecilhos tão comuns ao empreendedor, outro fator determinante é a falta de conhecimentos de gestão.

Imagine uma maratona: antes de fazer a prova, o corredor deve treinar durante meses ou até mesmo anos antes de enfrentar os outros competidores. No mundo dos negócios não é diferente. Quem entra na disputa sem conhecer as regras e sem estratégias nunca passará pela linha de chegada.

Na tentativa de frear a quantidade de falências empresariais no país, cresce a oferta de cursos com a intenção de ensinar o bê-a-bá da gestão para empreendedores. A exemplo dos cursos gratuitos e online oferecidos pelo próprio Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Porém, para muitos micro e pequenos empreendedores, ter tempo de sobra para estudar assuntos complexos como fluxo de caixa, controle de estoque, controle financeiros, entre dezenas de outros, é um objetivo distante. Felizmente, gestores modernos contam com um aliado não tão improvável: a tecnologia.

Problemas de ontem vs. soluções de amanhã

Uma das tecnologias que vem revolucionando o mercado nos últimos anos é o sistema de gestão empresarial. Que nada mais é do que um software ERP pensado inteiramente para integrar todos os setores de uma empresa. Na prática, ele serve para economizar muito mais tempo e dinheiro em processos complexos que demandam a dedicação de vários colaboradores, como fazer o controle de estoque.

Outra vantagem que os sistemas de gestão empresarial oferecem a seus usuários é a possibilidade de ter acesso a relatórios completos mais facilmente. Assim, gestores podem ter mais segurança ao tomar decisões importantes, como fazer compras de equipamentos, contratar mais funcionários, etc. Além, é claro, de saber quais setores da empresa têm bom desempenho e quais podem (e devem) ser melhorados.

Há um problema, porém, que pode dificultar o acesso de micro e pequenos empreendedores aos sistemas de gestão: o alto custo exigido pela utilização do serviço, que pode comprometer o faturamento de pequenas empresas. Estima-se que, anualmente, o empreendedor deixe de embolsar mais de 2 mil reais apenas para ter o sistema de gestão empresarial. Mas existe outra alternativa.

A startup que pretende revolucionar o mercado

Criada há cinco anos, a MarketUP tem transformado o mercado para micro e pequenos empreendedores. A startup oferece, totalmente de graça, um sistema de gestão empresarial completo e fácil de usar. Nele, o gestor pode ter nas mãos todas as principais informações do seu negócio. Tudo isso sem precisar gastar toneladas de papel, já que o software opera online e pode ser utilizado em vários dispositivos.

Além da gratuidade, tão importante para os pequenos negócios que, muitas vezes, não têm condições de pagar por um serviço tão essencial, a MarketUP se diferencia também por disponibilizar uma equipe de suporte para atender dúvidas e problemas de usuários. Sem cobrar nada por isso. Há, ainda, um time de consultores independentes e autorizados espalhados por todo o Brasil, que ajuda na instalação e manuseio do sistema.

A startup estima que mais de 100 mil empresas já utilizam seus serviços para emitir notas fiscais gratuitamente, fazer o controle de comandas, finalizar vendas na frente de caixa, fazer o controle de estoque, catalogar produtos na loja, ter acesso a relatórios de vendas completos e personalizados, vender produtos na loja virtual disponibilizada pelo sistema e muito mais. E tudo isso sem pagar um único centavo.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.