Artigos

O que você deve procurar na melhor plataforma de loja virtual?

Se você está pensando em montar um negócio online, escolher adequadamente a plataforma virtual é de suma importância para o seu sucesso. É por isso que vamos mostrar tudo sobre o assunto!

O empreendedorismo no Brasil cresce cada dia mais e um dos tipos de negócios mais procurados são as vendas digitais, onde é preciso criar uma loja virtual.

Porém, com tantas opções disponíveis no mercado fica difícil escolher qual a melhor loja virtual para trabalhar e conseguir ter um bom rendimento nas vendas.

Além disso, o futuro de qualquer empresa ou empreendimento é a integração com a internet, pois segundo pesquisas da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) as maiores empresas do país já contam com lojas virtuais para elevarem sua visibilidade e número de vendas.

Mas, para ter sucesso em seu negócio digital é fundamental que tome alguns cuidados na hora da escolha da plataforma de e-commerce, pensando em critérios que sejam importantes para você, mas também para o seu cliente.

Por isso, se você quer ganhar dinheiro na internet é preciso que disponha do melhor possível para seus consumidores, levando em consideração principalmente facilidade de acesso, qualidade e agilidade.

Assim, mesmo que pareça uma missão complicada no início, não se desespere, pois neste artigo mostrarei a você algumas dicas bem úteis para fazer a melhor escolha e ter um sucesso incrível em seu negócio. Vamos lá?!

Índice de conteúdo:

 - Entenda, o que é uma loja virtual

- Por que é importante avaliar a melhor plataforma e-commerce?

- 3 dicas incríveis para escolher a melhor loja virtual do mercado

ENTENDA, O QUE É UMA LOJA VIRTUAL

Pode parecer bobagem falar sobre isso para quem já tem uma ideia sobre o mercado digital, mas para quem está procurando saber como começar um negócio do zero alguns termos ainda são novos.

Nesse sentido, uma loja virtual nada mais é do que uma página de vendas pela internet, no qual é possível:

Gerenciar de forma online o seu comércio

♦   Adicionar e excluir produtos virtualmente

♦   Administrar seu estoque online

♦   Realizar promoções e ofertas exclusivas nos meios digitais e nas páginas de vendas

♦   Entre outras funções de um comércio eletrônico.

Mas, será que todas as plataformas presentes no mercado são iguais? Oferecem os mesmos serviços e recursos? Há diferenças no lucro obtido?

Geralmente, essas são as maiores dúvidas de quem está querendo saber como criar uma loja virtual. Por isso, acompanhe a seguir um tópico especial para lhe mostrar a importância de esclarecer suas dúvidas antes de aprender o que é e-commerce!

POR QUE É IMPORTANTE AVALIAR A MELHOR PLATAFORMA E-COMMERCE?

Quando o assunto é trabalhar pela internet é necessário ser crítico e avaliar muito bem todos os prós e contras e por isso nada de escolher a sua loja baseado na opinião dos outros, ok?

Sendo assim, se deseja saber como montar um e-commerce o primeiro passo é escolher a plataforma ideal, pois essa será a grande responsável pela conversão das vendas.

É importante dar atenção nisso desde o início, pois muitos empreendedores digitais depois de investir tempo e dinheiro na criação de seu negócio acabam por percebendo que fizeram a escolha errada.

Quando isso acontece é preciso começar do zero novamente ou tentar migrar sua loja virtual para a nova plataforma, mas sem dúvidas é um processo cansativo e que prejudicará suas vendas.

Além do mais você precisa saber qual o tipo de negócio terá, ou seja, se terá produtos em estoque próprio ou se apenas revenderá o produto de alguém, negócio conhecido como Drop Shipping.

Tudo isso fará diferença na escolha da sua plataforma de loja virtual e para você não correr riscos desnecessários, separamos a seguir uma lista com 5 dicas de ouro para decidir sobre a melhor plataforma, vamos conferir?!

5 DICAS INCRÍVEIS PARA ESCOLHER A MELHOR LOJA VIRTUAL DO MERCADO

De acordo com pesquisas, atualmente no Brasil há mais de 90 plataformas e-commerce disponíveis para montar um negócio virtual, ou seja, são várias opções e fica difícil escolher qual a melhor, não é mesmo?

Mas, basicamente 3 fatores são importantes de serem avaliados antes de montar sua loja virtual, sendo eles:

♦  Funcionalidade:

A plataforma escolhida deve ser funcional, isto é, dispor de recursos que facilitem o acesso, tanto para você quanto para quem visitá-la.

É importante considerar então alguns recursos básicos, como o cadastro de produtos, a inclusão de ofertas e promoções, a disponibilização das formas de pagamento, o gerenciamento do envio do produto e o acompanhamento do mesmo.

♦  Hospedagem:

A maioria das pessoas que compram pela internet acessam as lojas virtuais de smartphones então um dos fatores a considerar na escolha da plataforma é a qualidade do sistema de hospedagem.

Assim, é essencial que você escolha uma plataforma que tenha uma performance adequada, ou seja, uma velocidade rápida de carregamento da página, uma vez que os consumidores detestam páginas lentas, ainda mais se estiverem acessando pelo celular.

Para isso, uma dica bem interessante é optar por uma loja digital que tenha um sistema de hospedagem do tipo Open SAAS ou apenas SAAS, pois esses são mais rápidos, simples e baratos de contratar.  

♦  Suporte e atendimento:

Outro fator a ser considerando é quanto ao suporte e atendimento que a plataforma de loja virtual irá oferecer a você, especialmente se não possuir muita experiência nesse tema.

É relevante então escolher uma plataforma que preste suporte 24 horas por dia, pois assim caso precise de uma ajudinha (e você precisará, acredite em mim), terá uma equipe sempre disponível para tirar suas dúvidas, sem ter que esperar horas ou dias para solucionar o problema.

Além disso, uma loja virtual que tenha mais de uma empresa que gerencie o atendimento profissional é ótimo, pois se você não se adaptar ou não gostar dos serviços de uma poderá migrar para a outra, sem a necessidade de ter que mudar sua plataforma ou loja e-commerce.

Então, agora com certeza você já sabe o suficiente para começar a sua busca pela melhor plataforma e-commerce, mas saiba que isso tudo é muito relativo, pois a escolha dependerá da experiência e objetivos de cada profissional.

Mas, de modo geral, levando em consideração as informações presentes neste material você sem dúvida alguma estará bem orientado para fazer a melhor escolha!

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.