Artigos

Como o blockchain pode aumentar o acesso ao crédito empresarial

Acesso ao crédito alimenta economias em todos os lugares. E as pequenas e médias empresas (PMEs) são frequentemente as principais geradoras de novos empregos e crescimento econômico, particularmente no mundo em desenvolvimento, como no Brasil. Infelizmente, a demanda global por crédito para PMEs é de US $ 2,38 trilhões, com três quartos das PMEs sendo financeiramente restritas.

Países com a estrutura legal e institucional apropriada — e registro de garantias — para ativos móveis securitizados, experimentam maior acesso ao crédito, menores taxas de juros e crescimento econômico mais rápido. Essa discussão concentra-se na importância de registros de garantias de ativos móveis confiáveis (incluindo equipamentos agrícolas, estoques e contas a receber) para aumentar o acesso ao crédito para os países em desenvolvimento.

Os credores estão mais dispostos a fornecer crédito, securitizado por bens móveis, quando há confiança e transparência no registro de garantias de um país. Quando os credores não têm confiança, o acesso ao crédito empresarial é limitado. Uma opção para o pequeno empresário pode ser o empréstimo pessoal online, veja mais informações em MoneyMan.

Potencial de mercado inexplorado para garantias móveis

As economias maduras têm registros colaterais de ativos móveis que são seguros, confiáveis e transparentes, mas ainda vulneráveis a riscos inesperados de credores, devido à complexidade e especificidade do processo de arquivamento e ao envolvimento de vários intermediários. Declarações de financiamento incompletas ou imprecisas podem tornar a reivindicação de um credor insegura, resultando em exposição e perda financeira significativa.

Para as economias emergentes, aumentar o acesso ao crédito ao desvendar o valor dos ativos móveis é fundamental para o crescimento econômico. Um relatório do Banco Mundial de 2013, baseado em uma pesquisa conduzida em mais de 100 países, descobriu que a garantia era necessária em mais de 75% de todos os empréstimos. Também constatou que os ativos móveis normalmente compreendem uma porcentagem especialmente grande de garantias exigidas para as PMEs.

Os países em desenvolvimento estão na vanguarda da implementação de leis de transações seguras e da promoção da acessibilidade de crédito para as PMEs por meio de garantias. No entanto, os credores não estão dispostos a aceitar bens móveis como garantia se o registro não tiver transparência e integridade.

A chegada do blockchain

Com uma plataforma colateral baseada em blockchain, todo o processo pode ser simplificado. Os credores e intermediários agirão como o(s) nó(s) e a integridade do registro de empréstimos do credor, no nível de ativos garantidos, poderá ser assegurada, com a reivindicação legal colocada na garantia. Essa plataforma também terá a capacidade de fornecer notificações quase em tempo real, melhorando as capacidades de monitoramento e, assim, prevenindo muitas das preocupações dos credores destacadas anteriormente.

Além disso, uma plataforma de garantia baseada em blockchain pode ajudar as organizações de credores a criar um portfólio aprimorado de ativos securitizados que podem ser vendidos ou negociados mais rapidamente. A capacidade dos investidores de monitorar o risco é limitada devido à complexidade inerente à securitização, especialmente a qualidade de crédito não estacionária que depende do tempo e da estrutura.

Com a ajuda do blockchain, a revalidação de dados pode ser eliminada e o prazo para negociar e liquidar pode ser melhorado, resultando em economias significativas de custos para as organizações. Com efeito, as plataformas colaterais de blockchain podem aumentar a transparência e a eficiência de toda a cadeia de valor e do processo de empréstimo.

Daqui para frente

Muitos bancos saltaram para o movimento blockchain e estão experimentando com ele em transações de pagamento, compensação e liquidação, e identidade digital, entre outros casos de uso. Este movimento terá um impacto significativo em todas as partes interessadas, interrompendo a maneira de conduzir os negócios e agregar valor aos processos existentes. Com a ajuda do blockchain, os governos podem trabalhar com isso e construir uma plataforma de garantia para os credores com integridade e transparência asseguradas.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.