Visa usa aprendizado profundo em tempo real para melhorar o processamento de transações

Salvador, 08/09/2020 – A Visa anuncia novo serviço chamado Visa Smarter Stand-in Processing (Smarter STIP), que utiliza inteligência artificial (IA) em tempo real para ajudar as instituições financeiras a gerenciar as autorizações de transações enquanto seus sistemas estiverem interrompidos. Usando tecnologia de aprendizado profundo (deep learning) para analisar transações passadas, o Smarter STIP toma decisões baseadas em informações, aprovando ou negando transações em nome dos emissores quando seus sistemas estiverem fora do ar. A Visa foi pioneira no uso de IA e redes neurais para prevenir fraudes e o Smarter STIP reforça esse histórico, pois é a primeira de uma série de inovações baseadas em IA que serão implementadas na VisaNet, a rede global de processamento da Visa.

“Os consumidores querem ter acesso instantâneo e ininterrupto aos seus fundos – e deixar de atender a essa expectativa pode custar caro”, diz Jack Forestell, vice-presidente executivo e chefe de produtos da Visa. “O stand-in processing sempre foi uma garantia vital para os nossos clientes de que estaremos lá para ajudá-los quando o inesperado acontecer. Com o uso de IA, a funcionalidade ficou mais inteligente, forte e dinâmica”.

Resolvendo o desafio do tempo de inatividade

Seja causada por uma manutenção programada ou queda inesperada, a inatividade de um serviço causa transtornos às instituições financeiras e aos seus clientes. Sem o stand-in processing, os possíveis impactos podem ser profundos: perda de receita devido às falhas nas transações, insatisfação dos portadores de cartão com a experiência de compra, aumento no número de ligações às centrais de atendimento realizadas por esses portadores insatisfeitos, danos à reputação do emissor e até investigações por parte dos reguladores.

O novo serviço Smarter STIP da Visa complementa a versão existente do serviço (STIP) usando tecnologia de aprendizado profundo para analisar as transações passadas do portador de cartão. Assim, a decisão tomada baseia-se em informações exclusivas derivadas do comportamento de compra passado do portador do cartão, e não apenas em regras estáticas aplicadas ao portfólio de cartão todo. Com essa inteligência extra, a Visa consegue decidir se aprova ou não uma transação no lugar do emissor, refletindo de forma muito próxima o próprio processo decisório do emissor – o que pode diminuir as transações negadas em até 50%, dependendo do portador de cartão.

Utilizando IA no ecossistema de pagamentos

Visa Smarter STIP é um dos vários novos serviços baseados em aprendizado profundo criados para solucionar desafios e dores antigas de compradores, vendedores e instituições financeiras. Esses modernos serviços são fruto dos investimentos realizados pela Visa para otimizar sua infraestrutura central, o que inclui uma plataforma escalável e de alto desempenho baseada em GPU, criada para possibilitar uma rápida implementação de funcionalidades de aprendizado profundo.

“A inteligência artificial é uma das tecnologias mais transformadoras dos nossos tempos e nos permite criar produtos que usam dados para entregar insights e personalização em níveis inéditos. Com um dos maiores e mais ricos conjuntos de dados do mundo, a Visa está extremamente bem posicionada para colocar todo o potencial da IA a serviço de nossos clientes e portadores de cartão, em uma escala imensa”, diz Rajat Taneja, presidente de tecnologia da Visa. “Investimos significativamente em nossa infraestrutura, o que nos possibilita usar esses dados de forma mais profunda na VisaNet. Esses dados, combinados com arquitetura de baixa latência e nossas exclusivas capacidades de modelagem, fazem da nossa plataforma de tecnologia uma das mais poderosas para IA”.

A adoção global já está caminhando

O serviço Smarter STIP estará disponível em outubro de 2020 e já atraiu o interesse de muitas instituições financeiras em todo o mundo.

“Na UBS, acreditamos em construir um futuro melhor para os nossos clientes por meio de inovação e colaboração – um processo contínuo que utiliza ideias inovadoras e tecnologias e capacidades transformadoras desenvolvidas internamente e por nossos parceiros”, diz Stefan Uebelhart, head da UBS Card Center. “Estamos muito felizes em lançar o serviço Smarter STIP da Visa, pois ele é um exemplo do poder de combinar colaboração, tecnologias transformadoras e inovação para oferecermos uma experiência superior aos nossos portadores de cartão. Vemos a Visa como uma parceira valiosa em nossa busca para construir um futuro melhor para os nossos clientes e nossa ideia é trabalharmos juntas no espaço de inovação.”

“Como líder em plataformas de compras parceladas sem juros na Austrália e Nova Zelândia, a Latitude Financial está sempre explorando novas tecnologias e inovações para oferecer o melhor serviço possível aos nossos clientes”, diz Paul Varro, diretor comercial da Latitude. O serviço Smarter STIP da Visa nos ajuda a melhorar substancialmente os índices de aprovação de transações. Trata-se de um excelente resultado, unindo com inteligência a IA, todo nosso aprendizado histórico com autorizações, novos datasets e a experiência que a Visa tem com processamento de transações para oferecer uma experiência de qualidade ao cliente, o tempo todo.”

Sobre o Smarter STIP

A Visa criou o serviço Smarter STIP para solucionar uma dor importante de emissores e processadores de emissores: a experiência aquém da desejada pelos portadores de cartão em situações de interrupção de serviço. A nova abordagem da Visa ao stand-in processing, reconhecida por meio de uma patente obtida em 2019 nos EUA, melhora o atual serviço STIP por meio de uma avaliação em tempo real das características do portador de cartão que está fazendo a transação. O modelo utiliza:

• Múltiplas camadas de rede neural recorrente com milhões de parâmetros.

• Bilhões de registros históricos para treinar o modelo, gerando um índice médio de acerto de 95% ao reproduzir a provável decisão do emissor em testes realizados pela Visa. Aprendizado contínuo a partir de transações em tempo real e dados sobre falhas no sistema, permitindo que o serviço se adapte e melhore à medida que o comportamento do emissor vai mudando com o tempo.

Os clientes não precisam fazer nenhuma mudança técnica para participar do Visa Smarter STIP. Os emissores conectados ao Visa DPS poderão usar o Smarter STIP quando o serviço for lançado mundialmente, em outubro de 2020.

Últimas notícias