Coelba adota tecnologia que otimiza tempo de atendimento ao consumidor

Salvador, 15/04/2020 – O planejamento das atividades de campo de áreas comerciais, emergenciais e preventivas da Coelba ganhou um aliado. A empresa conta agora com o Sistema ClickSoftware, uma ferramenta que define de forma automatizada as atividades diárias das equipes que atendem a demandas externas, entre elas, inspeções da rede, resolução de interrupções não programadas de energia elétrica e serviço de nova ligação, por exemplo. Com o auxílio da tecnologia, é possível garantir mais agilidade ao atendimento e gerar uma economia de recursos.

O mesmo ocorre com as outras empresas da Neoenergia, Celpe (PE) e Cosern (RN). A plataforma permite que sejam cadastradas informações como a priorização, o tempo médio de execução de cada atividade e a capacitação das equipes. Com base em informações de geolocalização do HERE Maps, o tempo  de percurso e a distância entre os serviços são calculados, sendo traçada a melhor rota para o cumprimento das tarefas.

Com base nesses critérios, considerando a estratégia e os prazos de execução, o sistema define o planejamento do dia para cada uma das equipes e faz com que os deslocamentos sejam mais eficientes. Os responsáveis pela operação são alertados e as atualizações são enviadas em tempo real para os dispositivos móveis do time que está em campo. Além disso, o próprio sistema faz mudanças periódicas ao longo do dia na grade de serviços que devem ser atendidos, de acordo com as demandas que surgem e com o andamento das tarefas já solicitadas. Todo o processo pode ser acompanhado em tempo real pelos Centros de Operação de cada distribuidora.

Entre os principais beneficiados com a tecnologia estão os consumidores, que contam com um atendimento mais eficiente e de qualidade. O sistema também gera redução de custos operacionais para a Neoenergia, diminuição de perdas técnicas e comerciais, melhora os tempos de atendimento aos serviços solicitados bem como agiliza o restabelecimento do fornecimento de energia em casos de interrupção.

Últimas notícias