XP Inc realiza pitch day para selecionar startups

Salvador, 24/09/2020 – A XP Ventures, braço da XP Inc. para relacionamento com o ecossistema de startup, organiza amanhã (25/09) um Pitch Day para avaliar empresas inovadoras que desenvolvam iniciativas voltadas para políticas de ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança). O objetivo da companhia é identificar projetos que estejam alinhados estrategicamente com a XP Inc. e aprimorem ou ampliem as atividades socioambientais e de governança corporativa que já são atualmente desenvolvidas.

O Pitch Day terá início às 10h e será transmitido ao vivo pelo canal oficial da XP Inc. no Youtube e no LinkedIn. Ao todo, cinco startups participam do evento, cada um com 10 minutos para fazer sua apresentação e mais cinco minutos de interação com a banca avaliadora. As participantes são EqualWeb, que desenvolve tecnologia para promover acessibilidade digital; Sol Fácil, uma plataforma de financiamento para projetos de energia solar; Digital Innovation One, plataforma gratuita de ensino de desenvolvimento de software; Moss, plataforma de compra e venda de créditos de carbono; e Barkus, solução que democratiza o ensino de finanças para jovens.

As cinco finalistas foram escolhidas de um universo de 50 startups pré-selecionadas a partir de estudo de mercado realizado pela XP Ventures. “Selecionamos cinco empresas iniciantes que cobrem áreas diferentes do ESG, de forma que possamos ter variedade de opções entre os projetos e iniciativas que serão apresentados. Todas elas têm alinhamento com a XP Inc. e potencial para agregar novas soluções em nosso já robusto ecossistema”, afirma Marcos Sterenkrantz, Head da XP Ventures.

A banca avaliadora é composta por cinco membros: Marcos Sterenkrantz (Head da XP Ventures), Guilherme Benchimol (CEO da XP Inc.), Marta Pinheiro (Diretora da ESG da XP Inc.), Franklin Luzes (VP de Inovação da Microsoft Brasil) e Gabriela Chagas (responsável por Novos Negócios, da Vox Capital).

Uma novidade no Pitch Day da XP Inc. é que o público que estiver acompanhando pelas redes sociais também poderá participar do processo de seleção. Será disponibilizado um QR Code na tela que dá acesso a uma página onde será possível avaliar cada um dos projetos. A nota final será composta 50% pela banca avaliadora e 50% pelo voto do público.

Após os resultados, a XP Inc. vai se reunir com as empresas cujos projetos sejam mais alinhados com a empresa para buscar gerar negócios e definir que tipo de parceria faz mais sentido para os dois lados. Além disso, as selecionadas terão espaços em eventos futuros da XP Inc. com a temática ESG.

“Hoje, todos precisam ser sustentáveis, estar verdadeiramente integrados com a sociedade e garantir processos claros e efetivos de governança. Ter a bandeira ESG não é uma opção, mas uma necessidade para se manter competitivo e inovador. Esse Pitch Day é uma continuidade de todos os compromissos da XP Inc. com o tema, que vão desde XP de Qualquer Lugar, a criação de uma diretoria dedicada a ESG, o compromisso em atingir 50% de mulheres em cargos de liderança até 2025 e muito mais que ainda está por vir”, afirma Marta Pinheiro, sócia e Diretora de ESG da XP Inc.

Últimas notícias