Ceará é o segundo estado nordestino que mais tem startups de tecnologia

Salvador, 04/04/2019 – Segundo um relatório realizado pela KPMG que mapeou as startups em tecnologia espalhadas pelo país, Ceará é o segundo estado nordestino que mais concentra empresas brasileiras desse segmento ligadas à indústria 4.0, totalizando 0,9% e ficando atrás do Pernambuco com 1,8% e à frente da Bahia com 0,4%. O estudo intitulado “Indústria 4.0 Mining Report” apontou 224 startups que foram subdividas em nove categorias.

O levantamento feito pela LEAP, uma parceria da KPMG com a Distrito, mostrou ainda que o Nordeste está em terceiro lugar no ranking das regiões apresentando apenas 2,2% do total, ficando atrás do Sudeste com 72,6% e do Sul com 23,1.

O levantamento apontou também o perfil dos sócios de todas empresas selecionadas: a maioria é homem (87%), sendo 13% feminino. Desse total, cerca de 11,8% estão localizados nos seguintes estados do Nordeste: Pernambuco (3,5%), Ceará (2,3%), Paraíba (0,8%), Bahia (0,3%), Maranhão (0,3%). Estão incluídos nesse percentual ainda Espírito Santo (2,3%), Goiás (1,3%), Distrito Federal (0.8%), Amazonas (0,3) e Mato Grosso do Sul (0,3%).

“A aplicação de tecnologias disruptivas, baseadas em tendências digitais, ainda é um grande desafio para que seja possível uso de análise de dados, monitoramento de informações, segurança cibernética e armazenamento na nuvem, que são essenciais para aumentar a eficiência operacional e a rentabilidade de todas as empresas. Essas preocupações já fazem parte da estratégia das principais empresas da região Nordeste, incorporar a tecnologia no dia a dia, não é mais uma opção”, analisa o sócio da área responsável pelos escritórios da KPMG na região Nordeste, Marcelo Gonçalves.

Últimas notícias