Aterra, Getter, nChemi e Standout são as startups vencedoras do programa colaborativo de inovação da AkzoNobel

Salvador, 13/10/2020 – Após avaliar 135 soluções recebidas, o Paint the Future – Startup Challenge Brazil, programa de inovação da AkzoNobel, anuncia as quatro startups brasileiras vencedoras: Aterra (Belo Horizonte/MG), Getter (Curitiba/PR), nChemi (São Carlos/SP) e Standout (São Paulo/SP), que receberam uma carta de intenções da multinacional holandesa ratificando o interesse na colaboração para o desenvolvimento das propostas apresentadas. O Brasil foi o primeiro País escolhido – entre os mais de 150 em que a AkzoNobel está presente – para receber uma edição regional do desafio com foco em startups.

“Nessa etapa final tivemos uma oportunidade muito rica de abrir a cabeça e aprender mais sobre nosso próprio negócio através do olhar dessas startups. Com certeza saímos desse processo com mais projetos do que somente os que venceram. Elas nos energizaram e trouxeram ideias que vão impulsionar nossos negócios nos próximos meses e anos”, comenta Daniel Geiger Campos, presidente da AkzoNobel para a América do Sul. “Temos muitas outras ideais e soluções de startups que conhecemos durante o programa e que vamos conversar nos próximos dias, semanas e meses. Certamente vamos conseguir pintar um futuro muito melhor graças a todos que, dentro e fora da AkzoNobel, acreditaram nesse projeto de inovação colaborativo”, conclui.

Nesta reta final, o programa contou com o apoio do Insper, reconhecida instituição de ensino e pesquisa, não somente para a execução do evento de colaboração e aceleração, mas também para capacitação das 16 startups finalistas, que tiveram a oportunidade de participar de workshop e mentorias com os experientes professores Daniel Ibri, Priscila Borin Claro, Rodrigo Amantea, Víctor Macul e Vinícius Picanço Rodrigues. Já o time da AkzoNobel que atuou na escolha dos vencedores fez uma preparação com Marcelo Nakagawa, professor de inovação e empreendedorismo e conselheiro de empresas para conexão entre corporações e startups.

Além de trabalhar na solução de um desafio relevante, os vencedores receberão propostas de acordo com o perfil e estágio de maturidade da solução apresentada. Isso pode envolver acordos de fornecimento, colaboração e de codesenvolvimento, com a cooperação e o apoio necessários para enriquecer seus projetos e fazer seus negócios decolarem. O suporte, personalizado de acordo com cada projeto, pode incluir orientação; acesso a clientes, investidores, especialistas no assunto e mercado; programa de aceleração; ter a AkzoNobel como cliente ou organizando parcerias; entre diversas possibilidades.

“Fazemos parte de um segmento tradicional, mas a inovação sempre esteve presente em nossa trajetória. O Paint the Future chegou para nos dar uma oportunidade diferenciada de nos aproximarmos das startups, um público que traz uma perspectiva distinta no modo como vemos nossos negócios e processos internos, resultando em uma interação fundamental para oxigenar nossas ideias e nos direcionar rumo a novas possibilidades”, afirma Elaine Poço, diretora de P&D e Sustentabilidade da AkzoNobel para América do Sul, que também é sponsor em dois dos desafios do programa, participando ativamente das discussões.

Conheça os vencedores dos quatro desafios propostos: Ciclo de Vida Mais Sustentável, Cadeia produtiva e Logística Inteligente, Novas Funcionalidades e Experiência do Cliente.

Ciclo de Vida Mais Sustentável

Aterra – Belo Horizonte (MG) – https://aterraambiental.com – A solução proposta é, por meio de seu marketplace de resíduos, agregar valor não somente aos resíduos da AkzoNobel, mas também os resíduos pós-consumo, incluindo um piloto para destinação das latas e sobras de tinta, em um modelo de fácil gestão pela empresa.

Cadeia produtiva e Logística Inteligente

Getter – Curitiba (PR) – https://dodvision.com/ – A solução é relacionada à melhoria contínua da indústria. A startup criou uma tecnologia baseada em inteligência artificial e visão computacional com foco nas pessoas para observar a saúde, conforto e segurança do operador enquanto realiza suas atividades, mas também a eficiência e produtividade das tarefas, levando a transformação digital ao ambiente industrial.

Novas Funcionalidades

nChemi – São Carlos (SP) – http://nchemi.com – Desenvolve diferentes tipos de nanopartículas cerâmicas que podem ser customizadas por meio de funcionalização química. O uso dessas nanopartículas permite a atribuição de novas funcionalidades às tintas da AkzoNobel, bem como a melhoria de propriedades daquelas já existentes. Sua tecnologia poderia ser aplicada tanto para produtos B2B, quanto para tintas decorativas.

Experiência do Cliente

Standout – São Paulo (SP) – https://standout.com.br – É uma plataforma de marketing de comércio eletrônico que permite ações que emulam as realizadas fisicamente. A solução propõe trazer para o digital uma experiência de loja para o cliente que traga todas as informações que o consumidor precisa, facilitando a experiência de escolha e compra de tintas e revestimentos.

Últimas notícias