Havan Labs desenvolve solução com nova tecnologia Flexible Server

Salvador, 26/10/2021 – A gigante do varejo, Havan, já havia mostrado sua paixão por tecnologia ao migrar para a nuvem em 2020. Agora, o próximo passo é continuar indo cada vez mais longe com a transformação digital.

A novidade da vez é o uso do Flexible Server, da Microsoft, para desenvolver um novo aplicativo da marca. A tecnologia é um serviço de banco de dados totalmente gerenciado projetado para fornecer controle mais granular e maior flexibilidade sobre as funções de gerenciamento de banco de dados e definições de configuração.

Com apoio da empresa brasileira de serviços em nuvem SOU.cloud, a varejista começou a explorar a tecnologia, cuja arquitetura flexível permite que os usuários optem por um sistema de alta disponibilidade (HA) em uma única zona ou em várias, além de fornecer melhores controles de otimização de custos, ideal para cargas de trabalho que não precisam da capacidade total de computação o tempo todo.

Para o Coordenador de Tecnologia do Havan Labs, Rodrigo Weber, a escolha pelo uso do Flexible Server para o desenvolvimento do novo aplicativo foi uma aposta assertiva mesmo que o recurso ainda estivesse em sua versão beta quando iniciaram o piloto.

“Decidimos usar bancos de dados PostgreSQL para esse projeto e também optamos por hospedar a aplicação no Azure pela facilidade, escalabilidade e segurança de ter um projeto hospedado lá”, explica, “Já temos algumas coisas rodando em PostgreSQL e foi aí que conhecemos o Flexible Server. Achei muito interessante porque trouxe alguns controles a mais dentro da própria instância. Decidimos que valia a pena, mesmo que o recurso ainda não tivesse entrado em produção no Azure”.

O maior controle de parâmetros para os bancos de dados chamou a atenção de Weber. Enquanto, o PostgreSQL, em sua versão padrão no tradicional Single Server, conta com 200 parâmetros de personalização, o Flexible Server dobrou o número, chegando a 400 parâmetros.

Na foto, Fábio Junges (esq.), CEO da SOU.cloud, e Rodrigo Castro (dir.), CTO da SOU.cloud

Para o CTO da SOU.cloud, Rodrigo Castro, essa quantidade maior faz a diferença. “É uma vantagem oportuna que dá muito mais granularidade no gerenciamento para quem está ao lado do cliente fazendo a gestão desse database”.

Outro benefício que caiu no gosto dos desenvolvedores desse novo produto do Havan Labs é a possibilidade de trabalhar um gerenciador de sessões de banco de dados, o PgBouncer.

“O principal benefício desse serviço é que ele melhora o gerenciamento de conexões dentro do banco de dados. Ao lidar bem com as conexões, consegue gerenciar melhor a performance do banco”, analisa Weber.

Isso significa que, com a união entre Flexible Server e PgBouncer, é possível configurar o servidor com um número menor de conexões, pois há um aproveitamento maior. Consequentemente, ganha-se em performance. “É por isso que esse novo produto vai nascer totalmente no Azure, para que a gente possa aproveitar as vantagens propostas pelo uso de cloud pública para escalabilidade automática e sem complicações técnicas.

Weber também destaca a maior facilidade em se trabalhar com sistemas de alta disponibilidade (HA). “Se você quiser levar mais um Flexible Server para outra região ou algo assim, em 5 minutos é possível configurar. É fantástico!”.

O CTO da SOU.cloud complementa: “O Single Server não tem redundância de zona, o Flexible tem, além de computação e armazenamento separados através de zonas, que é mais um nível de segurança de alta disponibilidade”.

O uso do Flexible Server em Azure para desenvolver esse aplicativo é mais um resultado da parceria com a SOU.cloud, mesma empresa que realizou a migração da varejista para a nuvem. “A SOU.cloud é fundamental nas nossas escolhas, sempre nos dando o apoio que a gente precisa em tudo o que envolve o desenvolvimento de aplicativos, não só em banco de dados, como em segurança, escalabilidade e inovações”, destaca Weber.

Para Castro, a parceria rende inovações tecnológicas importantes para o setor do varejo e para o cenário de TI no Brasil: “O uso do Flexible Server para desenvolver o novo aplicativo da Havan exemplifica o que queremos com a transformação digital, que é ajudar empresas a buscarem a sua melhor versão na nuvem”.

Últimas notícias