Com técnica pioneira, 99 inicia desinfecção de carros em Salvador

Salvador, 24/05/2020 – Para ampliar a proteção contra a Covid-19, a 99, empresa de mobilidade urbana, traz para Salvador uma técnica inovadora para desinfectar os carros dos motoristas parceiros do aplicativo. O projeto, inédito no Brasil, chegou na capital baiana na quinta-feira, 21, com a meta de atender cerca de 300 carros por dia.

A tecnologia usada é a FIP (Fog in Place), uma das mais avançadas do mundo na desinfecção de ambientes no combate aos vírus, com aplicação na Espanha na luta contra a pandemia da Covid-19 em locais como hospitais, hotéis, escritórios e bancos.

A iniciativa é mais uma camada de proteção para passageiros e motoristas parceiros da plataforma e uma forma de contribuir para manter a fonte de renda dos condutores durante o período, já que os usuários contarão com veículos desinfectados por até 72 horas, conforme o fabricante do produto. Até agora, mais de 51 mil carros passaram pelo procedimento em outras cidades do país. Há plano de expansão para outras localidades ainda em maio.

Como funciona A ação 100% gratuita, acontece no estacionamento G1 do Shopping Paralela – Av. Luís Viana, 8544 – Alphaville, Salvador – BA, 41730-101, de segunda a sábado das 8h às 17h. O procedimento válido para a categoria 99Pop, vai até 16/6. Para se inscrever, basta seguir o passo a passo enviado no aplicativo da 99.

A tecnologia foi desenvolvida pela empresa brasileira Aurratech e garante o contato do produto desinfetante com todas as superfícies internas do veículo. É utilizado o PEROXY 4D, produto feito pela Spartan, certificado e com registro na Anvisa como desinfetante de superfícies em hospitais com ação comprovada contra vírus e bactérias.

O processo da higienização dura poucos minutos. O produto, que não é tóxico, é fragmentado em bilhões de nano partículas gerando uma névoa que atinge 100% do ambiente. Logo após a aplicação, o motorista já pode voltar a usar o seu carro.

Outras ações preventivas A empresa vem adotando um conjunto de medidas para proteger a saúde de seus usuários e motoristas parceiros neste momento de pandemia. Uma delas é o pagamento de uma ajuda financeira, em forma de doação, aos condutores diagnosticados com Coronavírus (Covid-19) ou colocados em quarentena por uma autoridade médica. O dinheiro para essa ajuda vem de um fundo Internacional criado pela DiDi Chuxing, maior empresa global de mobilidade e dona da 99 e 99Food no Brasil. A plataforma também zerou, para este momento, a taxa de manutenção paga pelos condutores que possuem as câmeras de segurança instaladas nos carros.

Para auxiliar e orientar os usuários da plataforma, a 99 criou uma página dentro do seu site com orientações para motoristas parceiros e passageiros sobre o que fazer, quais os sintomas, onde buscar ajuda e outras informações com foco na prevenção. Há, ainda, vídeos educativos e um episódio do podcast “Papo de Motora” com orientações e dados sobre o fundo de ajuda aos motoristas diagnosticados com a Covid-19.

A empresa também segue enviando mensagens via aplicativo para passageiros e motoristas com dicas de prevenção. Lavar sempre as mãos; evitar circular com vidro do carro fechado; sempre que possível higienizar painel e partes plásticas do veículo com álcool; cobrir a boca ao tossir com o antebraço ou lenço descartável e fazer uso do álcool em gel 70% são algumas das dicas.

Além disso, a 99 está doando mais de meio milhão de máscaras laváveis para motoristas parceiros que circulam por 19 cidades do país, como: Belém, Belo Horizonte, Brasília (DF), Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

Na 99Food, empresa de delivery com operação em Belo Horizonte e Curitiba, além dos entregadores parceiros contarem com seguro contra acidentes pessoais e poderem realizar entregas sem contato, eles poderão retirar, nas próximas semanas e gradualmente, kits contendo máscaras da categoria N95/FFP2 e álcool em gel 70% para higienização de mãos, bolsas e guidão. Já os restaurantes, além da empresa não cobrar custo de ativação, continuarão a receber os pagamentos semanalmente para ajudar a criar uma fonte de fluxo de caixa mais confiável e imediata, mesmo em tempos incertos. Nas próximas semanas os restaurantes parceiros receberão lacres de segurança para proteger os alimentos das partículas do ambiente durante o transporte.

Últimas notícias