Área de TI do GRAACC ganha segurança e agilidade com solução Arcserve

Salvador, 30/10/2020 – Oferecendo há quase 30 anos um importante serviço de atendimento médico de qualidade para aumentar as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer, o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) possui hoje em São Paulo um hospital que é referência no tratamento oncológico pediátrico, com uma taxa média de cura de 70%, índice semelhante ao dos melhores centros especializados em oncologia pediátrica do mundo. Para este trabalho, conta com cerca de 800 funcionários e mais de 600 voluntários.  

Com o crescimento registrado ao longo do tempo, e com as limitações de uma instituição sem fins lucrativos, sua área de TI foi demandando por soluções mais eficientes, enfrentando o desafio de um crescente volume de dados para serem protegidos e disponibilizados. Após ter realizado uma migração de tecnologia para seus servidores, surgiu a necessidade de aprimorar e atualizar também a performance no processo de backup, com o objetivo de prevenir impactos negativos na operação e reduzir o risco de gerar janelas, principalmente nos horários de maior produção do hospital.

Com 14 profissionais, distribuídos nas áreas técnicas e administrativas, o setor de TI do GRAACC foi ao mercado buscar por uma solução abrangente de segurança, replicação e disponibilidade de dados capaz de evitar a perda de informações e reduzir drasticamente os tempos de inatividade. Cada aquisição na instituição requer a análise de um mínimo de três fornecedores, que são avaliados por meio de quesitos definidos em uma RFP (Request for Proposal – Pedido de Compra) para posterior apresentação às superintendências para análise, com a decisão final sendo tomada em um processo marcado por total transparência.

Após uma análise criteriosa das opções disponíveis no mercado, a opção do GRAACC foi pelo Arcserve UDP, voltada para atender aos múltiplos desafios enfrentados pelas infraestruturas de TI das empresas dos mais variados portes e diferentes segmentos de atuação. “A solução da Arcserve chamou nossa atenção não só pelo conjunto de soluções que agrega ao ambiente de TI mas, principalmente, pela forma como realiza a entrega: com gerenciamento centralizado, de uma forma simples, descomplicada e acessível, o que acaba por se traduzir em um processo de implantação sem sobressaltos e em uma operação que dispensa investimentos em treinamento”, detalha Fabio Ruy Bernardo, coordenador de TI do GRAACC.

Todas as operações realizadas no GRAACC são hoje orientadas para o meio eletrônico. A instituição está trabalhando para alterar o seu HIS (Hospital Information System) para que, no médio prazo, seja possível trabalhar em um ambiente “paperless”. “Com o novo cenário em nossa infraestrutura de TI, ficou claro que tínhamos um gargalo na questão do backup dos dados. Uma de nossas empresas parceiras, a CKTI Solutions, nos apresentou o portfólio da Arcserve e, assim, entramos em contato com as suas soluções para replicação, proteção e disponibilidade de dados”, relembra Fabio Bernardo.

Com a entrada em operação do Arcserve UDP, a área de TI do GRAACC constatou uma significativa redução do tempo demandado para a realização do backup. “Nossa infraestrutura de backup foi preparada para uma solução híbrida baseada em cloud e on-premises e registramos um ganho no tempo da operação em aproximadamente 40% em comparação com a performance da solução anterior”, conclui Fabio Bernardo, acrescentando que esta redução chega aos 60% na comparação entre tempos de restauração.

Últimas notícias