Soluções de segurança da BlackBerry são certificadas contra grupo russo APT29

Salvador, 03/05/2020 – A BlackBerry acaba de anunciar a conclusão bem-sucedida da avaliação MITRE ATT & CK APT29. As soluções da BlackBerry para Unified Endpoint Security (UES) foram analisadas quanto à sua capacidade de detectar táticas e técnicas sofisticadas usadas pelo APT29, um grupo que os especialistas em cibersegurança acreditam que opera em nome do governo russo.

O MITRE desenvolveu e mantém o ATT&CK baseado em relatórios de código aberto de táticas e técnicas de adversários. O ATT&CK está disponível gratuitamente e é amplamente utilizado pelos defensores da indústria e do governo para encontrar lacunas na visibilidade, ferramentas e processos defensivos, enquanto avaliam e selecionam opções para melhorar sua defesa de rede.

“Os produtos de segurança BlackBerry foram projetados para ajudar a proteger empresas e governos das ameaças mais sofisticadas. As avaliações ATT&CK do MITRE nos permitem colaborar com esses setores e demonstrar como nossas soluções baseadas em Inteligência Artificial se destacam em relação às técnicas avançadas, incluindo APTs”, avalia Thomas Pace, vice-presidente global de Soluções Corporativas da BlackBerry. “Como o APT29 era estritamente uma avaliação de detecção, também é importante observar que a funcionalidade principal do BlackBerry Protect teria impedido automaticamente os ataques em suas trilhas desde o início, aliviando totalmente a carga de toda equipe de EDR”, acrescenta.

A abordagem da BlackBerry para a avaliação foi apoiada por um portfólio totalmente integrado de produtos que trabalham juntos para detectar ameaças de forma eficaz. Esses produtos permitem que os profissionais de Detecção e Resposta de Endpoint (EDR) colham os benefícios sinérgicos da identificação imediata e do contexto claro de atividades suspeitas. Isso foi exibido no teste APT29, onde várias detecções do BlackBerry foram acionadas para uma única técnica de ameaça.

Os principais resultados da análise:

• Os recursos de automação do BlackBerry UES reduziram drasticamente a necessidade de intervenção manual durante a resposta a incidentes.

• O BlackBerry Protect, o BlackBerry Optics e o BlackBerry Guard desempenharam um papel fundamental na detecção dos ataques e no fornecimento de um rico relatório sobre os ataques, mapeando-os para táticas e técnicas ou fornecendo telemetria.

• O BlackBerry teve um desempenho extraordinário em termos de número de detecções, superando, em muito, os players tradicionais de EDR.

• A avaliação do APT29 validou a demanda do mercado de EDR por novos sensores incluídos na versão do BlackBerry Optics 2.4.

• Com os novos sensores, o BlackBerry forneceu visibilidade em toda a kill chain e em 115 das 134 etapas terciárias.

Sobre o ATT&CK

O ATT&CK foi criado pelo programa de pesquisa interno do MITRE a partir de seus próprios dados e operações. O ATT&CK é inteiramente baseado em informações de ameaças de código aberto publicadas. Cada vez mais, o ATT&CK é impulsionado por contribuições de fontes externas. Os fornecedores de cibersegurança podem se inscrever para participar da próxima rodada das Avaliações do ATT&CK, que apresentarão os grupos de ameaças Carbanak e FIN7 como adversários na simulação, através de [email protected] .

Sobre o MITRE

As equipes de missão do MITRE se dedicam a resolver problemas para um mundo mais seguro. Por meio de nossas parcerias público-privadas e centros de R&D financiados pelo governo federal, trabalhamos em todo o governo e em parceria com a indústria para enfrentar desafios à segurança, estabilidade e bem-estar de nossa nação. http://www.mitre.org

Últimas notícias