Qintess e Vale do Dendê vão capacitar jovens das periferias de Salvador em tecnologia

Salvador, 05/08/2020 – No Brasil apenas 2 milhões de profissionais são graduados nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico isso representa apenas 1,9% da força de trabalho no país. Em oposição a esses números está a crescente demanda por profissionais da área de tecnologia. A Brasscom, Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, calcula que a procura média de profissionais dessa área deve alcançar 70 mil profissionais nos próximos 5 anos.

A Qintess, uma das dez maiores empresas de tecnologia do país é uma das corporações que busca profissionais constantemente. E, quer mudar esse cenário através da inclusão e diversidade. Com isso recentemente a marca anunciou o investimento de 10 milhões de reais nos próximos cinco anos para apoiar e fomentar o empreendedorismo, a diversidade e a inovação social no Brasil. A primeira organização a receber apoio será a Vale do Dendê, centro de inovação para as periferias da cidade de Salvador. Estão previstos recursos para treinamentos e capital semente destinados a jovens afrodescendentes e negócios que trabalham com o tema da diversidade

A escolha da Vale do Dendê como parceira estratégica da Qintess no campo social se deu por conta da grande experiência da organização em apoiar empreendedores das periferias e por ser uma referência de fomento a negócios de impacto social. A Vale do Dendê tem foco no Nordeste, uma das regiões que mais precisam de investimentos nesse momento. Além disso, a parceria irá resultar no fomento de novos hubs de inovação similares a Vale do Dendê em cada uma das capitais onde a Qintess está presente: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Fortaleza.

A meta da Qintess é que em 5 anos, 2.000 jovens de periferias sejam treinados de maneira virtual em tecnologias como Java, .Net, Phyton (entre outras); 500 empresas sejam aceleradas com mentorias de profissionais com grande experiência de mercado, conectando-se com investidores e, 50 empresas tenham acesso a um fundo da empresa Qintess de 2,5 milhões de reais como capital semente para tornarem seus negócios mais escaláveis, podendo atravessar esse momento de dificuldades que estão passando.

O time de executivos e os colaboradores da Qintess trarão novas tecnologias digitais e técnicas de gestão para aumentar a capacidade de escala da Vale do Dendê, que mantém um programa de aceleração desde 2018, que já beneficiou 90 empresas, e um hub físico em uma das maiores estações rodoviárias e de metrô do Brasil na cidade de Salvador, onde passam cerca de 500 mil pessoas por dia.

Os times de executivos e colaboradores da Qintess e Vale do Dendê já começam as atividades conjuntas em julho, com o planejamento de mais uma rodada de aceleração e o desenho de cursos de treinamento em tecnologia para jovens, que entrará em operação até o final do ano.

Sobre a Vale do Dendê

A Vale do Dendê é uma organização social criada para fomentar ecossistemas de inovação e diversidade tendo como foco principal a cidade de Salvador, Bahia. A iniciativa teve início em novembro de 2016 com um workshop que reuniu representantes de diversas empresas e instituições da cidade. Em 2017, foi realizada a primeira edição da Ocupação Afro. Futurista e lançada a Aceleradora Vale do Dendê em 2018 iniciou um programa de aceleração que já apoiou 90 empresas diretamente. Além disso, a organização mantém um hub físico na Estação Nova Lapa onde passam 500 mil pessoas por dia. O espaço oferece cursos, workshops e atividades de fomento à cultura empreendedora. A iniciativa foi criada pelo publicitário Paulo Rogério Nunes, o doutor em Administração Helio Santos, o jornalista Rosenildo Ferreira e a relações públicas Itala Herta. A organização já foi destaque em publicações nacionais e internacionais por conta do seu trabalho inovador em levar o tema do empreendedorismo e tecnologia para o público das periferias. Dentre as empresas que passaram pelo programa da Vale do Dendê estão cases como AfroSaúde, TrazFavela, Interakt, EcoCiclo e Aoca Game Lab. Saiba mais: www.valedodende.org

Sobre a Qintess

A Qintess combinou as expertises de estratégia, inovação, design e tecnologia para se tornar líder em transformação digital, desenvolvendo capacidades digitais, design inovador e capacitação de IT para suportar os clientes na jornada em direção a um crescimento sustentável do negócio. Com uma obsessão por inovação e agilidade na tomada de decisão, nossas pessoas aceleram a entrega de soluções para diversos desafios de negócio, gerando valor para nosso ecossistema de clientes e parceiros. Todas as nossas ações estão alinhadas com as melhores práticas de ESG, com uma genuína preocupação com as nossas pessoas e com as comunidades onde operamos.  A Qintess possui aproximadamente 3.500 funcionários e mais de 2.000 clientes, com operações no Brasil e no Chile. Os principais clientes da Qintess incluem sete das dez principais instituições financeiras do mundo, oito das dez maiores empresas de serviços públicos do Brasil e duas das três maiores empresas de telecomunicações do país. Para saber mais, acesse: www.qintess.com

Últimas notícias