green4T inaugura Centro de Experiência de Tecnologia e novo escritório

Da esquerda para a direita: Marcio Martin, vice-presidente Comercial da green4T na América Latina; Eduardo Marini, CEO e cofundador; Fernando Andrade, vice-presidente e CFO; e Rogério Fujimoto, COO

Salvador, 15/07/2022 – Sustentabilidade, inovação, tecnologia e colaboração. Esses são os pilares que estruturaram o projeto do novo escritório da green4T – empresa brasileira líder em soluções de tecnologia e infraestrutura digital – localizado em São Paulo e que traz um Centro de Experiência de Tecnologia. O recém-inaugurado espaço foi criado para proporcionar um ambiente de cocriação entre colaboradores e clientes, além de possibilitar experiências imersivas das soluções ofertadas pela companhia.

De acordo com a empresa, foram investidos R$ 5 milhões no local de 1.419 m². Situado no último andar do edifício Tower Bridge Corporate, no Brooklin, beirando a Marginal Pinheiros e ao lado da Ponte Estaiada, o espaço tem a concepção assinada por MW Arquitetura — escritório especializado em projetos corporativos.

Espaços colaborativos

Para garantir mais qualidade e bem-estar aos colaboradores no ambiente corporativo, a estrutura foi planejada com base no conceito fitwell, que funciona como um guia de boas práticas na construção civil para proporcionar mais saúde física e mental aos usuários.

Com isso, o escritório não possui estações fixas para cada pessoa, incentivando que elas se movimentem ao longo do dia pelos locais disponíveis e de sua preferência. Ao todo, são 97 pontos de trabalho e 80 assentos colaborativos. Na prática, o espaço proporciona um novo modelo de atuação interna, com estações de trabalho compartilhadas e sem divisórias, mesas sem lugares fixos e ambientes interativos para reunião — com diferentes tamanhos para se adequar às necessidades do dia a dia. Dentro desse conceito, as salas de decisões de negócios e lideranças foram construídas próximas para garantir agilidade e colaboração nos processos de decisão.

“Cada detalhe foi pensado estrategicamente para estimular a cocriação, produtividade e criatividade entre as pessoas. Esses aspectos refletem o nosso jeito de ser, porque acreditamos que essa troca de experiências proporciona um trabalho mais inteligente com a reciclagem de conhecimento, tendo como foco beneficiar os clientes da empresa”, explica Marcio Martin, vice-presidente Comercial, Soluções e Marketing da América Latina.

O novo escritório é permeado com iluminação natural e vista da paisagem externa, incluindo dois terraços, que proporcionam momentos de descompressão. Já na entrada, as pessoas passam por uma linha do tempo com os principais pontos da história da empresa e são recepcionadas em um grande lounge em uma estrutura de pé direito duplo, que proporciona uma melhor acústica do ambiente.

Outro ponto de destaque é a arquibancada de 43 m² que se conecta ao piso superior, construída em madeira OSB de reflorestamento, podendo ser usada tanto para ocasiões de trabalho individual ou em equipe, como para eventos, onde o corredor do piso superior funciona como um palco.

As salas de reuniões foram feitas com forro fiberwood (fibra de madeira), que é uma matéria-prima natural e reciclável funcionando como um revestimento capaz de melhorar o desempenho acústico.

Todo o ambiente possui tecnologia embarcada. Assim, os visitantes do novo espaço poderão vivenciar, de uma maneira imersiva, as soluções e serviços oferecidos pela companhia por meio do Centro de Experiência de Tecnologia.

Para garantir conexão com a natureza, o design escolhido para o escritório traz um perfil biofílico, com a presença de uma jabuticabeira no hall de entrada e painéis de musgo para adicionar um toque ainda mais natural ao ambiente.

Há ainda um Workcoffee, criado como um espaço coletivo destinado a refeições, eventos, reuniões de brainstorm e momentos de criatividade entre as equipes.

Sustentabilidade como base

Planejado para operar como um ecossistema totalmente parceiro do meio ambiente, o escritório foi projetado para unir tecnologia e sustentabilidade em diferentes ambientes capazes de gerar mais integração e interatividade entre as pessoas.

O projeto traz 80% das marcenarias compostas em OSB (madeira proveniente de reflorestamento) e foi construído com materiais de origem nacional — o que diminui o impacto das emissões de CO₂ (dióxido de carbono) produzido no transporte desses insumos em comparação à escolha por produtos de origem internacional –, uso de plantas naturais em todos os ambientes e de telas solares para diminuir o calor e o consumo de ar-condicionado, coleta seletiva e correta destinação do lixo produzido.

O ambiente foi pensado de forma estratégica a aproveitar a luz natural que já existia na estrutura, reduzindo a necessidade de iluminação artificial. Além disso, conta com painéis de LED, que diminuem o consumo energético.

O prédio que abriga a nova sede possui certificação LEED Gold, ou seja, atende às práticas de construção sustentável, com uso racional de água, eficiência energética, seleção dos materiais, qualidade ambiental interna, estratégias inovadoras e questões de prioridade regional, por exemplo.

“O novo escritório reflete o nosso compromisso a longo prazo com o Brasil e a América Latina em um ambiente que integra inovação tecnológica com a ação humana realizada de forma sustentável, que está presente em todo o modelo de negócio da empresa”, afirma Marcio Martin. Segundo o executivo, a meta é replicar o modelo para os países-chave de atuação da marca.

Atualmente, a green4T atua em toda América Latina e conta com mais de 650 colaboradores no Brasil e ao redor do mundo. Desde sua fundação, em 2016, a companhia tem adotado medidas que contribuem para uma gestão pautada pelas práticas ESG (Environment, Social and Governance, em inglês), com o compromisso de criar valor compartilhado junto a todos os seus públicos, atuando com responsabilidade, transparência e visão de futuro.

Últimas notícias