Equipe Brasileira vence Programa de Desenvolvimento de Talentos em AI promovido por SoftBank e Correlation One

Salvador, 03/06/2020 – Com um projeto de otimização de rotas para uma startup de logística, o Brasil garantiu o primeiro lugar do primeiro programa de “Ciência de Dados para Todos” (Data Science for All, ou DS4A, pela sigla em inglês) desenvolvido pelo  SoftBank Group International e Correlation One com objetivo de desenvolver e recrutar talentos em inteligência artificial e ciência de dados na América Latina.

A equipe vencedora é formada por Diego Katz, Gabriela Surita, Gilberto Cymbaum e Juan Galindo. O segundo lugar ficou com o Mexico. E o Brasil novamente ocupou o pódio com Francisco Magioli, Henrique Munhoz, Leonardo Cardoso, Renato Candido, Reslley Gabriel, com projeto sobre ferramenta de precificação dinâmica para comércio eletrônico usando o Deep Q-Learning”. Os times finalistas dividiram um prêmio de US$ 10 mil.

No total, 205 estudantes de mais de 30 cidades, incluindo Bogotá, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo, completaram o programa de 10 semanas de qualificação em Ciência de Dados e AI, ganhando o necessário conhecimento teórico e prático que está em alta demanda por empresas de tecnologia em toda a região. A iniciativa é parte da estratégia do SoftBank para ajudar a desenvolver e fomentar o ecossistema de inovação na América Latina e é apoiada por parceiros como Microsoft for Startups, iNNpulsa Colômbia, IDB Lab, WeWork e Google Cloud.

Os alunos foram selecionados entre 2.350 candidatos com base nos resultados de uma avaliação de habilidades on-line que mensurou seus conhecimentos técnicos e participaram de aulas lideradas por educadores de Harvard, MIT e Stanford.

Para concluir o programa, os alunos foram divididos em 48 equipes para trabalhar em diversas iniciativas de dados levantadas pelas empresas do portfólio da SoftBank na região. Os projetos foram desenhados especificamente para descobrir formas pelas quais a IA pode melhorar significativamente os resultados do negócio em operações como comércio eletrônico (para recomendações mais assertivas de produtos), empréstimos (para aumentar a efetividade da avaliação de crédito), logística (para aprimoramento de rotas), marketing (para alavancar vendas cruzadas), entre muitas outras.

“A qualidade e o rigor dos projetos foram surpreendentes. Estamos realmente criando uma infraestrutura de talentos para a IA na América Latina”, disse Laura Gaviria Halaby, Chefe de Parcerias e Iniciativas Estratégicas do SoftBank Group International. “As ferramentas de IA desenvolvidas pelos alunos terão um impacto imediato, gerando oportunidades econômicas e acelerando a transformação da região”.

Além de todo o treinamento técnico e prático utilizando casos reais de negócios e conjuntos de dados do mundo real, uma parte importante do programa envolveu a conexão dos participantes do DS4A com oportunidades exclusivas de carreira oferecidas por empresas do portfólio do SoftBank e outras empresas de tecnologia de ponta, como Google e Microsoft.

“A ciência de dados e a IA são fundamentais para as empresas que impulsionam a nova revolução da informação, mas essas empresas precisam agora mais do que nunca de talentos qualificados”, disse Marcelo Claure, CEO do SoftBank Group International. “Com programas como o DS4A, estamos investindo em uma nova geração de pessoas que são capazes de aproveitar o poder dos dados e da tecnologia em uma grande variedade de indústrias”.

“A alfabetização de dados não é apenas para cientistas de dados. É necessária para engenheiros de software, gerentes técnicos de produto, marqueteiros e altos executivos “, disse Rasheed Sabar, Co-Fundador e Co-CEO da Correlation One. “Por meio da DS4A, Correlation One e SoftBank estão ajudando a equipar as pessoas para os trabalhos de amanhã e investindo no ecossistema de IA da América Latina”.

Últimas notícias