Burger King adota soluções Fortinet para melhorar a conectividade e a segurança em sua rede de restaurantes no Brasil

Salvador, 31/10/2019 – O Burger King Brasil, master franqueado das redes Burger King e Popeyes Lousiana Kitchen, procurou a Fortinet , líder global em soluções de cibersegurança amplas, integradas e automatizadas, com a necessidade de melhorias de infraestrutura e segurança digital para garantir maior proteção dos dados dos milhares de clientes que frequentam as lojas em operação no país, além de conseguir maior controle dos processos de internet, permitindo um uso customizado da rede pela equipe interna.

Recentemente o Burger King Brasil realizou avaliações internas de desempenho dos equipamentos utilizados e concluiu que havia a necessidade de uma renovação. Para atender a essa demanda, a rede de restaurantes optou pelas soluções simplificadas e customizadas da Fortinet, as quais geraram benefícios para toda a rede, promovendo:

• Maior confiabilidade e segurança física dos devices.
• Melhoria na segurança de dados da base de clientes e na rede interna.
• Maior visibilidade e gestão da rede, permitindo identificar os riscos e ataques à rede do Burger King.
• Soluções customizáveis e simplificadas para atender às necessidades do Headquarter e restaurantes.
• Maior controle dos processos de internet, permitindo o uso otimizado da rede.
• Gestão centralizada e mais ágil dos processos de networking e cibersegurança.

“Hoje, já implantamos a solução Fortinet em 70 restaurantes e determinamos o padrão para que todos os novos restaurantes (BURGER KING e POPEYES) já nasçam dentro deste modelo. Já nas primeiras aplicações, conseguimos maior clareza nos processos, podendo avaliar os riscos existentes, e perceber também o volume e os tipos de ataques sofridos em nossos datacenters permitindo, assim, um maior controle dos acontecimentos em todo nosso ambiente”, conta Clayton Malheiros, Diretor Financeiro do Burger King Brasil.

Outro benefício, também relacionado à transparência da rede, foi a gestão centralizada da tecnologia através do uso de soluções, como o FortiManager, que está sendo usado na gestão dos equipamentos. O time de Infraestrutura e Telecom da companhia, conduzido por Wendel Bitencourt, conseguiu como resultado a redução de custos de utilização de links de internet com a implementação do SD-WAN, que permite o uso de links mais baratos e dedicados de forma segura.

Em conjunto com o time de Segurança da Informação, conduzido por Wellington Capitani, foi possível também otimizar as operações para priorizar atividades principais para o negócio, além de melhorar a disponibilidade da internet em lojas através das aplicações do Secure SD-WAN da Fortinet e do FortiManager, duas tecnologias que se apresentaram essenciais para a infraestrutura do Burger King. Com essas soluções e melhorias alcançadas foi possível também aprimorar a questão de conectividade nas lojas.

A disponibilidade dos equipamentos também melhorou significativamente. A equipe de Tecnologia de Operações do Burger King Brasil, gerenciada por Marcelo Rezende, foi capaz de reduzir cerca de 26% do volume de incidentes abertos relacionados à conectividade, resultado do uso do SD-WAN entre outros equipamentos da Fortinet, que se mostraram os mais robustos para as necessidades apresentadas.

“Com essa visibilidade, descobrimos um problema de latência na rede de internet dos nossos restaurantes, o qual permanecia oculto até a implementação do FortiAnalyzer, e das soluções de IPS e SD-WAN. Periodicamente, o próprio sistema realizava uma chamada para a internet para testar a banda larga e este processo consumia quase todos os dados de internet. Pouco mais de um mês após a implementação, foi possível evitar a perda de dados com essa chamada”, afirma Clayton.

Com a garantia de proteção de dados e da proatividade dos links de internet, hoje o Burger King Brasil é capaz de mensurar e controlar o consumo, e até mesmo a filtragem para navegação de páginas online, além de bloquear downloads de arquivos maliciosos e reduzir os riscos financeiros e os custos altos de tecnologias sem gerência. Todas essas aplicações e soluções da Fortinet ajudaram a companhia em relação às tecnologias adotadas e segurança de dados.

A rede de restaurantes já incluiu em seus planos a ampliação do portifólio de produtos Fortinet, como por exemplo, adquirir o FortiClient para fazer parte do pacote de antivírus, além de otimizar as configurações de Webfilter para todos os pontos de rede, do corporativo aos restaurantes.

“Temos um plano de crescimento que acompanha as inaugurações dos restaurantes, dessa forma, os equipamentos Fortinet serão um padrão para as novas unidades, tanto de FortiSwitch quanto Fortigate Firewall. Até o final do ano estamos prevendo ter 150 restaurantes com a nova solução”, reforça o executivo.

Últimas notícias