Accenture lidera ranking de empresas com maior diversidade e inclusão pelo segundo ano consecutivo

Salvador, 14/10/2019 – Pelo segundo ano consecutivo, a Accenture  lidera o Índice de Diversidade e Inclusão Refinitiv, que reconhece as 100 empresas com maior diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, de acordo com dados de ESG (Meio ambiente, sociedade e governança). A Accenture figura pelo quarto ano neste ranking, que é um dos mais importantes reconhecimentos de inclusão e diversidade no local de trabalho.

“Na Accenture, criar um ambiente de trabalho onde todos podem colaborar é fundamental para a identidade da companhia”, afirma Julie Sweet, CEO da Accenture. “Valorizamos as histórias de vida, habilidades e experiências únicas de cada colaborador. Abraçar a inclusão e a diversidade é uma das metas da Accenture e estamos honrados por mais este reconhecimento que recebemos da Refinitiv”.

A Accenture busca estimular um ambiente de trabalho onde todos se sentem igualmente aceitos e pertencentes (Foto: Accenture Brasil)

Produzido pela Thomson Reuters nas edições anteriores, o índice tem o objetivo de medir de forma transparente e objetiva o desempenho de empresas em fatores que definem ambientes de trabalho abertos à diversidade e inclusão. Para compilar o índice, a Refinitiv avaliou dados publicamente disponíveis de mais de 7.000 empresas do mundo todo, de acordo com 24 métricas separadas em quatro categorias principais: Diversidade, Inclusão, Desenvolvimento de Pessoas e Notícias e Controvérsias. O índice foi calculado pesando cada métrica com base na relevância da empresa no mercado e na comparação com seus pares.

“Criamos um ambiente de trabalho onde todos se sentem igualmente aceitos e pertencentes, tendo a diversidade como fonte de inovação e criatividade”, afirma Beariz Sairafi, Diretora de Recursos Humanos da Accenture no Brasil.

“Acreditamos que a troca saudável de habilidades e experiências é uma prática que só tem a acrescentar para a companhia, estimulando uma cultura de igualdade, onde todos possam crescer e prosperar. Afinal, são as práticas de inclusão, e não apenas a diversidade por si só, que fazem os negócios avançarem junto com nossos clientes em todas as áreas da economia e as mais diversas culturas existentes no País”, complementa.

Entre as ações tomadas pelas Accenture para promover um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado consideradas pelo índice estão:

• Criação de um conselho de administração diverso: O conselho de administração da Accenture é diversificado em termos de representação geográfica e de gênero, com representantes de seis países, quatro continentes e cinco mulheres, incluindo a líder do conselho.

• Aumento da igualdade no local de trabalho: A empresa tem como meta ter uma força de trabalho com equilíbrio de gêneros até 2025. O programa Pride Ally lançado pela companhia tem mais de 110 mil membros, e sua rede global Disability Champions tem mais de 22 mil membros.

• Desenvolvimento de talentos: A empresa investiu 927 milhões de dólares em treinamentos e desenvolvimento profissional no ano fiscal anterior, incluindo investimentos consideráveis em novas habilidades para ajudar suas equipes a se manterem relevantes em áreas importantes como nuvem, inteligência artificial e robótica.

• Estimular o diálogo global: A empresa defende um discurso global que visa estimular o diálogo sobre igualdade no ambiente de trabalho. Este ano, o relatório Getting to Equal, publicado pela Accenture, revelou como a cultura de igualdade no ambiente de trabalho é um poderoso multiplicador de inovação e crescimento, enquanto a pesquisa Disability Inclusion Advantage demonstrou que empresas que oferecem um ambiente inclusivo a pessoas com necessidades especiais obtém melhores resultados financeiros.

A Accenture conquista amplo reconhecimento como uma empresa líder em igualdade no ambiente de trabalho pelo seu longo histórico de inclusão e diversidade. Apenas no ano passado, a empresa foi reconhecida em diversos rankings, incluindo o Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg; as 50 Empresas mais Diversificadas dos EUA, da DiversityInc; o Índice de Igualdade Corporativa da Human Rights Campaign; as 100 Principais Empresas para Mulheres no Japão da revista Nikkei; os 50 Melhores Empregadores para Mulheres no Reino Unido do jornal The Times; e as Melhores Empresas para Mulheres da Working Mother e AVTAR, na Índia.

Para saber mais sobre inclusão e diversidade na Accenture, acesse www.accenture.com/diversity.

Últimas notícias