SAS lança plataforma aberta de análise de dados para melhoria da Gestão Pública

Salvador, 19/11/2019 – O SAS, empresa líder em Analytics, acaba de lançar o Observatório Analítico, plataforma de análise de dados que servirá para auxiliar no planejamento, execução e monitoramento das políticas públicas dos órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal. O projeto foi idealizado e realizado pelo SAS Brasil e ajudará na formulação de políticas públicas mais assertivas e eficientes, como direcionar os recursos excedentes para áreas prioritárias, entre elas saúde, segurança, meio ambiente e educação.

Segundo levantamento recente do BID, o Brasil perde cerca de US$ 68 bilhões por ano com gastos ineficientes de recursos públicos, o que representa 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

A solução, desenvolvida como plataforma Open Source, fará o processamento e o cruzamentos de diferentes fontes de dados públicos, como Ministério da Justiça, Segurança Pública (ISP-RJ), ComprasNet, Datasus, INEP, RAIS, IBGE e fontes das secretarias de diferentes áreas do funcionalismo público. O resultado da aplicação de ferramentas de análise avançada de dados poderá revelar eventuais inconsistências, compras indevidas e situações que fujam da normalidade na prestação de contas.

“O Observatório Analítico integra e transforma grandes bancos de dados em inteligência, contribuindo para entregar aos gestores públicos os insights necessários no combate à irregularidades, no aumento de arrecadação e na execução das políticas em diversas áreas como: Segurança Pública, Saúde e Geração de Emprego”, destaca Alexandre Carvalho, Consultor de Pré-Vendas do SAS.

Para o Meio Ambiente, por exemplo, será possível atuar no equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e reduzir os riscos do Licenciamento Ambiental, além de melhorar a eficiência no Monitoramento e Fiscalização. Na educação, outro exemplo, também poderá ajudar a definir a distribuição de verbas de merenda escolar com base na aplicação de critérios racionais sobre a demanda da população de crianças.

Últimas notícias