Solução da Dell Technologies no Brasil beneficia colaboradores em toda América Latina

A WAL transforma sistemas web em um ambiente acessível para pessoas com deficiência visual, daltonismo e dislexia, oferecendo assim as condições necessárias para que esses profissionais tenham oportunidade de executar atividades do dia a dia

Salvador, 07/07/2020 – Um sistema desenvolvido pelo LEAD – Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação da Dell Technologies no Brasil, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará – tem beneficiado o dia a dia de centenas de profissionais com deficiência visual que atuam na Dell Technologies em toda a América Latina. A solução, batizada de WAL (Website Acessibility Layer), desenvolvida inicialmente para o mercado brasileiro, foi recentemente expandida para os escritórios da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá e Peru, garantindo assim que deficientes visuais tenham mais produtividade e oportunidade de executar atividades online.

A WAL é uma camada de software adaptável, que implementa automaticamente recursos de acessibilidade em navegadores ou sistemas online, incluindo o acesso a ERPs (sistema de gestão empresarial). “Sem intervenção do usuário, a solução lê o código da interface do sistema, realiza um conjunto de conversões e retorna uma página acessível, de forma transparente para o usuário”, explica Eder Soares, gerente de Projetos de Inovação e Líder do LEAD. “O que garante que as pessoas com deficiência visual executem tarefas que até então eram inacessíveis”, complementa.

A solução, disponível em português, inglês e espanhol, conta com 22 funcionalidades disponíveis, como conversão de texto em áudio, ajuste de espaçamento entre linhas, tamanho e estilo de fonte, contrastes da tela e paleta de cores (de texto e fundo de tela). O que beneficia também profissionais que tenham daltonismo ou mesmo dislexia.

O projeto de implementação da WAL para os colaboradores da Dell Technologies da América Latina conta com apoio de 60 voluntários do True Ability, grupo de diversidade da companhia que promove a inclusão das pessoas com deficiência. O trabalho é focado na educação e comunicação sobre a disponibilidade da WAL. Atualmente, a equipe de recursos humanos de cada unidade já é capaz de identificar, desde o momento da contratação, a necessidade de um colaborador utilizar a solução e, com isso o LEAD é notificado para habilitar a ferramenta para o novo usuário. “Todo trabalho de desenvolvimento é realizado pela equipe do LEAD, no Brasil, que ainda é responsável pela comunicação e material de educação”, comenta Eder.

Últimas notícias