WESG volta ao Brasil e vai distribuir R$ 250 mil em prêmios

Salvador, 08/12/2020 – Criado pelo grupo chinês Alibaba, em 2015, o World Eletronic Sports Games (WESG) se tornou rapidamente um fenômeno no mercado global de eSports, especialmente na Ásia. Após o sucesso da edição de estreia, em 2019, a Oi, agência V3A, a Globo e o Governo do Estado do RJ anunciam a realização da segunda edição latino-americana da maior competição multiplataforma de eSports do mundo. As competições online acontecem na Player 1, a plataforma de eSports da Globo, a partir de 8 de janeiro e contarão com milhares de gamers de mais de 30 países. As finais presenciais do WESG Latam, acontecem entre os dias 6 e 7 de março de 2021 na ‘Jeunesse Arena’, no Rio de Janeiro, com os vencedores de todas as classificatórias e transmissão ao vivo nos canais SporTV. As inscrições são gratuitas.

Considerado como os Jogos Olímpicos dos eSports, por reunir diversas modalidades em um mesmo evento, o WESG volta ao continente prometendo arrebatar legiões de jogadores e fãs de quatro dos maiores games do cenário esportivo. As competições de CS:GO, Efootball PES 2021, Dota 2 e Starcraft 2 serão abertas em categorias open, para jogadores profissionais e amadores, independente do gênero, disputando juntos e em igualdade. Para o CS:GO, além da categoria open, haverá uma competição exclusiva para mulheres, incentivando o engajamento feminino no universo gamer. O WESG LATAM distribuirá R$ 250 mil em prêmios para aos vencedores.

“Os eSports não param de crescer, e seguimos apoiando o desenvolvimento dessa indústria, ampliando nossas iniciativas e parcerias, focando em competições e eventos que façam a conexão direta com a comunidade, tanto nas camadas amadoras, quanto nas profissionais, como é o caso do WESG Latam”, diz Leandro Valentim, Head de Games e eSports da Globo.

Victor Vocos Camargo, diretor executivo da V3A, fala sobre a importância da parceria com a Oi e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, e com o Grupo Globo para a realização do WESG LATAM. “O mercado já sabia que a audiência dos eSports vinha crescendo exponencialmente ultrapassando diversas modalidades de esportes tradicionais, mas foi nesse último ano que a ficha de fato caiu. São diversos segmentos e dezenas de marcas tentando se conectar a esse mundo mas ainda sem saber exatamente como. Ter uma plataforma forte como o WESG, e a Globo como sócia, possibilita a criação de formatos ‘taylor made’ para todas as marcas, de diferentes segmentos que estão se conectando com o mundo gaming através do nosso projeto. O patrocínio de uma gigante como Oi, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, comprova que o WESG, e todo o segmento de eSports, aponta para o futuro do entretenimento”, afirma o executivo.

O WESG Latam tem os patrocínios de KitKat, TNT, APC by Schneider Eletric e DT3.

“O esporte eletrônico é uma forte tendência. A modalidade on-line não é mais apenas uma diversão, já sendo considerada profissão, assim como tantos outros esportes. Viabilizar a realização de campeonatos como o WESG, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, amplia a adesão ao eSports, movimentando jogadores, times e torcedores”, ressalta o Secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Leandro Alves.

Com mais de 2 bilhões de pessoas, e movimentando 91 bilhões de dólares, indústria dos games é 6 vezes maior do que a da música

A realização do WESG LATAM é reflexo do crescimento exponencial da indústria de games e eSports no mundo. Maior mercado da indústria do entretenimento, os games movimentaram 91 bilhões de dólares no último ano (Super Data), equivalente a seis vezes a indústria da música, e três vezes maior do que a do cinema. E o Brasil acompanha de perto esta tendência. Atualmente, mais de 9,2 milhões de brasileiros são praticantes de eSports e este mercado movimenta US﹩ 28 milhões no país. Globalmente, mais de 2 bilhões de pessoas são gamers em algum nível dos jogos casuais de celular até as grandes competições de eSports, segundo estudo da Newzoo, especializada neste mercado.

Com isto, o mercado brasileiro está atrás apenas da China e Estados Unidos. No entanto, o interesse crescente do público é medido não apenas pelo número de jogadores, mas também pela audiência nas mais diversas mídias. São mais de 21 milhões de espectadores assíduos de eSports no país, desde as plataformas de streaming até os canais por assinatura, como é o caso do SporTv. A Newzoo estima que de 13% dos usuários de internet do mundo assiste ou joga eSports.

WESG LATAM inaugura plataforma de conteúdo de eSports para marcas

Muito além das competições online, o WESG se firma como uma nova plataforma de conteúdo sobre eSports no país. Seus canais nas redes sociais e plataformas de streaming, especialmente YouTube e Twitch, se transformarão em um hub de conteúdos sobre o universo gamer. A programação criada pela agência V3A contempla programas como o Zero to Hero, que apresentará a trajetória dos principais pró players do Brasil, ídolos que arrastam legiões de fãs. Além de oferecer conteúdo gratuito para a comunidade gamer, o Zero to Hero, assim como toda a programação dos canais do WESG LATAM, são apresentadas ao mercado como novas possibilidades de branded content, conectando marcas com uma audiência altamente engajada.

Nyvi Stephan, estrela da cena gamer, será a embaixadora e apresentadora do WESG LATAM

Uma nova cena de influenciadores e formadores de opinião surgiu associada ao fenômeno dos eSports. Além dos pro players, streamers e produtores de conteúdo ganharam status de celebridades para os fãs do gênero. Uma delas é Nyvi Stephan, embaixadora e apresentadora do WESG LATAM 2021, que soma mais de 3,2 milhões de seguidores e inscritos nas redes sociais. Ela foi eleita a melhor apresentadora América Latina e 3ª melhor do mundo segundo o eSports Awards 2019 nos Estados Unidos. Desde 2014, já apresentou alguns dos mais relevantes campeonatos do Brasil, LATAM e até mesmo mundiais. Além de apresentar as partidas e engajar a comunidade gamer em suas redes, Nivy será a apresentadora do programa Zero to Hero e demais conteúdos nas plataformas do WESG LATAM.

Últimas notícias