Singularidade, LGPD e interação com robô marcaram abertura do 9º congresso da Sucesu-Ba

Salvador, 17/10/2019 – Singularidade tecnológica – O futuro exponencial. Esse é o tema central do 9º congresso de Informática e Telecomunicações – Sucesu 2019. O evento reúne mais de 440 executivos e acadêmicos da área de TI no Hotel Deville, localizado em Itapuã, na capital baiana. A abertura foi realizada na manhã dessa quarta-feira (16) e marcada por uma palestra do estudioso da cultura digital e professor, Gil Giardelli. Sua apresentação, que durou pouco mais de uma hora trouxe uma discussão reflexiva sobre revolução cognitiva, humanidade e inovação. O que ele chama de repensar os valores cultivados na sociedade.

“O grande ponto de toda essa transformação que está acontecendo é que já não basta ser brasileiro ou de qualquer nacionalidade, hoje precisamos da humanidade para resolver os desafios”, pontuou o palestrante que tem 19 anos de experiência na área.

Gil Giardelli fez ainda um robô de Inteligência Artificial interagir com a plateia, para abortar a questão dos trabalhadores que já são substituídos em alumas partes do mundo pela tecnologia. “Acho que vai ser a melhor coisa que vai acontecer. Toda profissão é muito nobre, mas no século 21 precisamos de pessoas que recolham nosso papel higiênico, por exemplo, isso a gente coloca robô. Temos que libertar as pessoas para um novo emprego e uma nova forma de trabalhar. Nosso desafio é esse”.

Nesta mesma manhã, Andrea Campelo – diretora executiva da TecnoAtiva palestrou abordando a seguinte temática: Segurança Cibernética e Singularidade. Ela afirmou que estamos passando por uma época de profundas transformações e que de fato é preciso pensar no papel do ser humano nesse novo mundo.

“Eu diria que é desafiador. A tecnologia traz inúmeros benefícios para sociedade, traz riscos novos também. Mas o melhor que temos a fazer é tentar abrir os olhos, entender o que esta acontecendo, para mitigar esses riscos e usufruir da melhor forma possível dessas mudanças tecnológicas”.

Toda a programação contou com 19 palestrantes. No primeiro dia passearam ainda pelas seguintes questões: Onde se encaixa minha estratégia de segurança; As responsabilidades do DPO – Data Protection Officer; Proteção de dados pessoais: A função e os limites do Consentimento; O futuro é agora: a inteligência artificial no novo modelo organizacional; A colaboração eficiente como acelerador da Transformação digital; Modernização da TI com sistemas hiperconvergentes; Assuma o controle dos seus dados e esteja preparado para a LGPD; Transformando a proteção de dados; Tendências – Gartner; Segurança da informação e o futuro exponencial; Fortalecendo de seu negócio com visão computacional, como o IBM pode acelerar o uso de IA na sua empresa; Disruptive talks: discutindo o futuro e Networking Experience.

Na quinta-feira (17), os especialistas que completam o time do Congresso Sucesu 2019 discutem as seguintes temáticas, ao longo do dia: Sua empresa em 2025; Os desafios do mundo e seus impactos na tecnologia e o ser humano no futuro; Como será minha carreira daqui para frente; Modernização da TI com sistemas hiperconvergentes; O futuro da mobilidade – inovações, tendências, veículos e nós neste contexto; Tecnologia x Saúde: como introduzir esse elemento no tratamento das pessoas; Transformando a proteção de dados e Negócios do futuro.

Veja na sequência a segunda parte da matéria onde conversamos com as empresas Compushop, Teledata e X-Logic, expositoras no Congresso SUCESU 2019. Não Perca!

Últimas notícias