Secti debate sobre CTI e desenvolvimento econômico em live gratuita nesta quinta (19)

Evento faz parte do projeto Secti Diálogos Virtuais, que chega a sua terceira edição com os convidados Fernanda De Negri e Gabriel Muricca Galípolo

Salvador, 17/11/2020 – Na terceira edição da série Secti – Diálogos Virtuais, o encontro, que será transmitido através do canal do Youtube da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), nesta quinta-feira (19), às 10h30, será focado em debater sobre CTI e desenvolvimento econômico. Para apresentar seus respectivos pontos de vista, o presidente do Banco Fator, Gabriel Muricca Galípolo, se junta a doutora em economia e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fernanda De Negri, para uma apresentação sobre o tema que conta com espaço para perguntas por parte da plateia e discussões sobre o assunto na contemporaneidade.

De acordo com a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, que faz a abertura do evento, a série propõe temas variados, que estejam associados a ciência, tecnologia e inovação na interface com o contexto atual. “Encontramos neste formato de encontros virtuais quinzenais, uma possibilidade de manter unido o ecossistema de CTI, em virtude da pandemia de Covid-19. Já debatemos sobre Inteligência Artificial, Fake News, e agora abordaremos um tema que abre espaço para tantas questões. Como nosso futuro econômico será moldado ao longo da retomada das atividades pós isolamento social? Como a CTI pode se tornar uma ferramenta para ser utilizada em soluções que diminuam os impactos causados na nossa sociedade durante este período? O evento de quinta é uma ótima oportunidade para refletirmos sobre soluções possíveis com pessoas que são especialistas no assunto”, destacou.

Os convidados deste Diálogo, segundo Adélia, são grandes referências no assunto, isso porque Fernanda foi pesquisadora visitante de Harvad, sempre se interessou por ciência e tecnologia, e principalmente pela forma como elas afetam a economia. Já foi assessora econômica do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e chefe de assessoria de acompanhamento e avaliação do Ministério da Ciência e Tecnologia, além de diretora do Ipea. Já Gabriel, foi chefe de assessoria econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo e diretor da unidade de estruturação de projetos na Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo. Fundou o Galípolo Consultoria, em 2009, no qual é sócio-diretor, foi professor da PUC SP e da Fundação Escola de Sociologia e Política de SP, também foi articulista do jornal Valor Econômico e é co-autor dos livros “Manda quem pode, obedece quem tem prejuízo” e “A escassez na abundância capitalista”.

As edições anteriores da série, com cerca de 2h de duração, estão disponíveis na íntegra no canal da Secti no Youtube. Além disso, para os espectadores que estiverem assistindo o evento ao vivo, serão disponibilizados certificados de participação, pois um link para emissão do documento é divulgado durante a edição, ficando disponível apenas até o final do debate.

Últimas notícias