Prêmio Inovativos reconhece melhores cases de inovação digital

Salvador, 19/06/2022 – É para reconhecer quais práticas foram as mais inovadoras que o Grupo Innovation Xperience (iX), com o apoio oficial da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O), a FercomercioSP, a Accenture e a Fundação Dom Cabral por meio do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, cria o Prêmio INOVATIVOS. Segundo Marcos Carvalho, Diretor Geral e Co-founder do Grupo iX, empresa idealizadora do Prêmio, o planejamento da premiação de modo geral não é só reconhecer, como também contribuir para o desenvolvimento do tema no País.

“Os negócios digitais, integrados ao mundo físico, não representam mais uma opção, mas uma questão de sobrevivência. Diante disso, uma visão convergente se faz fundamental. O propósito e o impacto positivo regem as novas normas éticas da sociedade e este é o foco central da premiação e estudo: avaliar a Inovação Digital aplicada à transformação sustentável do negócio, aliado à geração de valor para os stakeholders”, afirma.

Carvalho disse ainda que, com o objetivo de trazer transparência no processo e deixar um legado para o mercado, “reunimos uma tríplice analítica que irá auditar e certificar mutuamente suas visões, envolvendo três perfis que compõem a curadoria: Entidades Setoriais (ABO2O e FecomercioSP), Consultoria Global (Accenture) e Instituição Acadêmica (Fundação Dom Cabral).”

Para Vitor Magnani, presidente da ABO2O e CEDI da FecomercioSP, a iniciativa é muito mais que um prêmio, mas um legado para o país. “Temos a convicção de que toda empresa precisará ser, no todo ou em parte, digital. Caso contrário, não sobreviverá. Por isso, a ABO2O e FecomercioSP trabalharão em conjunto para reconhecer os esforços dessas companhias, e no sentido de estimulá-las para os enfrentamentos dos desafios, que poderão ser superados com a inclusão de tecnologia e inovação”.

Magnani ainda complementa com a visão representativa: “a nossa expectativa, como entidades do setor, é entregar o melhor levantamento de casos de sucesso em inovação digital para inspirar e nortear tantas empresas que precisam aplicar essas novas metodologias e tecnologias em seus negócios”.

A Accenture pode colocá-lo em contato com o Diretor Executivo de Estratégia e Transformação Digital Leonardo Fraga. Assim como as entidades setoriais, a Accenture deseja fomentar os casos de inovação e transformação digital no país e vê o prêmio como uma boa forma de estimular o aprendizado coletivo e cruzado entre as instituições mais inovadoras do Brasil. Para tal, a consultoria está combinando suas experiências em estratégia e transformação digital, inovação e ventures para definir e conduzir a metodologia de avaliação e premiação.

Para o diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC, Hugo Tadeu, a participação da escola de negócios no Prêmio significa uma etapa importante para uma maior inserção da FDC no ecossistema de inovação, destacando a preocupação com os aspectos de gestão e resultados, além dos temas vinculados ao ambiente tecnológico. “Nós consideramos que a inovação e o empreendedorismo são, acima de tudo, essenciais para o desenvolvimento de organizações mais produtivas e longevas e, contribuem de forma significativa, para o desenvolvimento do país e da sociedade”, afirma o professor.

Como vai funcionar

Casos de Empresas Consolidadas & Nativas Digitais serão avaliados dentre os segmentos mais relevantes de atuação do mercado. Fornecedores de soluções e tecnologias utilizados nos casos aplicados também serão avaliados e reconhecidos. O estudo e ranqueamento será totalmente centrado em casos práticos de Inovação Digital no país, que visa o compartilhamento de boas práticas e inspirações para o mercado, além de promover o reconhecimento dos melhores casos realizados no último ano.

Os casos que demonstrarem alto impacto e valor gerado serão avaliados por uma curadoria especialista, através de metodologia isenta e transparente, aplicadas através de uma tríplice analítica que irão auditar e certificar mutuamente suas visões:

•  Entidades setoriais (ABO2O e FecomercioSP)
•  Consultoria global (Accenture)
•  Instituição Acadêmica (Fundação Dom Cabral)

A metodologia de análise tem como proposta avaliar o impacto e o valor gerado pelos casos submetidos em quatro áreas principais:

• Tecnologia aplicada à Digitalização e Inovação – descobrir, absorver e aplicar tecnologias e inovações digitais em solução de problemas e oportunidades de geração de valor.

• Cultura Organizacional & Pessoas – mudar a forma de trabalhar e mobilizar pessoas sob uma cultura diferente, de inovação, experimentação, agilidade e foco em valor

• Negócio e Cliente no Centro – criar e explorar negócios que atendem melhor aos seus clientes, na atuação core, nas adjacências ou em novos modelos de negócio

• Propósito (ESG) e Impacto gerado aos stakeholders – alinhar propósito e impacto em 360º para acionistas, sociedade, meio ambiente, sustentabilidade e governança

O processo se dará em etapas. Na primeira, de qualificação, as empresas candidatas submeterão detalhes dos seus casos de inovação. Será compreendida a expressividade de cada categoria e a aderência dos casos candidatos segundo os critérios mencionados, ajudando-os a ajustarem suas defesas.

Na segunda etapa, de avaliação, o grupo fará entrevistas e mentoring para que os casos candidatos estejam prontos para a avaliação da banca de inovação, formada com profissionais conhecidos no meio de inovação do País. A banca definirá os ganhadores por porte em cada categoria.

A cerimônia de reconhecimento dos casos e das lideranças mais inovadoras será realizada no encerramento da 4ª edição da Innovation Xperience Conference, o mais relevante encontro anual do setor, que ocorre em novembro.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 15 de julho.

Para mais informações, acesse https://inovativos.com.br/premio/

Últimas notícias