Nova rede de internet promete revolucionar o ensino no sul da Bahia

Rede Gigasul vai interligar instituições de ensino e pesquisa, oferecendo uma conexão com velocidade de 10GBs

O Ministro Paulo Alvim do MCTI marcou presença no evento

Salvador, 18/08/2022 – Uma rede que vai promover a inovação, conexão, desenvolvimento acadêmico e melhoria na prestação do serviço público no Sul da Bahia, através da oferta de internet de qualidade. Essa é a Rede GigaSul, executada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que interliga Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e oferece uma conexão de banda larga baseada em fibra óptica com capacidade de 10GBps. Com potencial para revolucionar a pesquisa e o ensino nas cidades da região, a GigaSul contou com articulação e apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio de Acordo de Cooperação Técnica com RNP e Coelba, que viabilizou a execução do projeto.

A conexão de internet vai permitir mais eficiência na comunicação entre as universidades, ICTs e prefeituras, além de melhorar serviços públicos prestados à população, como nas áreas de saúde, educação básica e segurança. Grinaldo Oliveira, coordenador Geral de Infraestrutura de TI da Secti, exemplifica o potencial da rede ao comparar com a velocidade disponível ao cidadão comum. “Se quisesse fazer uma analogia com a velocidade da rede de uma casa com 100 megas, então, a Gigasul representa 100 vezes a velocidade da casa da pessoa, mas com a diferença de que a internet da casa não entrega exatamente 100 mega. Essa de 10GB a velocidade é completa. Está prevista ainda uma ampliação para 100 GB”, explica.

O professor da Uesc, Gesil Amarante, coordenador do projeto, destaca que a estrutura interliga inicialmente as cidades de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca, conectando instituições como CEPLAC, UFSB, UESC, IFBA, SENAI e CEPEDI. “Essa rede deverá ser complementada por anéis nas cidades de Ilhéus e Itabuna, por onde poderá ser usada para apoiar as políticas públicas de educação básica, saúde e segurança, entre outras. Depois deverá chegar até Uruçuca, complementando anel regional e conectando o IFBaiano e polo industrial de Ilhéus. Esperamos que no futuro possa se expandir para o Extremo Sul, viabilizando os esforços da UFSB e beneficiando várias cidades”.

A solenidade da interligação da rede GigaSul aconteceu nesta quarta-feira (17), na sede da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com a participação de autoridades locais, estaduais e federais. Na oportunidade, o secretário da Secti, André Joazeiro, esteve representado pelo coordenador Geral de Infraestrutura de TI, Grinaldo Oliveira, acompanhado do superintendente de Inovação da pasta, Agnaldo Freire. O presidente do Softex Nacional, Ruben Delgado também esteve presente no evento compondo a mesa das autoridades convidadas.

Últimas notícias