Dia dos Professores: Como ferramentas tecnológicas tem ajudado esses profissionais no ano letivo mais difícil de todos os tempos

Salvador, 13/10/2020 – A pandemia do coronavírus no Brasil obrigou profissionais da educação a repensarem suas metodologias de ensino e os colocou frente a frente com os desafios que o uso da tecnologia pode trazer. Segundo pesquisa da Nova Escola “A situação dos professores no Brasil durante a pandemia”, que ouviu mais de 8 mil profissionais brasileiros, mais de 50% dos educadores disseram que não receberam qualquer formação para atuar com o ensino remoto e 30% dos entrevistados classificaram a experiência de ensino remoto como ruim ou péssima. Para enfrentar esse ano letivo atípico, muitos desses professores tiveram um curto tempo para se adaptar e se apoiaram em ferramentas digitais para facilitar essa nova dinâmica em que se dá a aprendizagem à distância.

Uma dessas ferramentas usadas pelos professores brasileiros é o Oracle Academy, programa da Oracle que já impactou mais de 6 milhões de alunos em todo o mundo e milhares de estudante brasileiros. Com uma ampla variedade de recursos de ensino gratuito, incluindo dicas para um bom currículo, ideias e soluções de aprendizagem em sala de aula, software, tecnologia em nuvem e ambientes de prática para diferentes áreas, o Oracle Academy tem sido um importante parceiro para esses profissionais que foram um dos que mais sofreram na hora de mergulhar no universo digital.

Segundo Fabiana Valente, gerente do programa na Oracle Brasil, a iniciativa tem dado uma base consistente aos professores para acompanhar as tecnologias e softwares em constante mudança e ajudar a preparar os estudantes para o futuro mesmo durante o período de isolamento social. “Entendemos e valorizamos os educadores como colaboradores com poderes para facilitar a aprendizagem inovadora dos alunos dentro e fora da sala de aula, os ajudando a serem líderes em tecnologia e transformar o cenário atual. Nosso objetivo é transformar o mundo, empoderando pessoas por meio da inovação”, afirma Fabiana.

Em 2016, João Carlos Peixoto Ferreira, coordenador e docente dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, Tecnologia em Redes de Computadores e Sistemas para Internet da Faculdade Promove de Tecnologia, em Minas Gerais teve conhecimento do programa e entrou em contato com a Oracle para saber mais informações. E, em 2017, a estrutura curricular do curso já contava com as disciplinas de Fundamentos de Java e de Banco de Dados Oracle. “Em 2020, nossa adaptação ao sistema de ensino remoto foi muito mais rápida por conta do Oracle Academy. Já estávamos acostumados a consumir conteúdos digitais e nossos alunos não estranharam a mudança repentina para o ensino remoto e graças as tecnologias disponibilizadas, não ficamos nenhum dia sem aula”, conta João Carlos.

Outra instituição parceira da Oracle é a Escola Profissional de Guaraciaba do Norte, no Ceará. Por lá, as disciplinas do Oracle Academy andam de mãos dadas com o ensino médio. “Ao mesmo tempo que eles aprendem português ou matemática, também ensinamos programação utilizando a linguagem Java. Não estamos próximos aos grandes centros. Esse contato próximo que os alunos e professores já tinham com a tecnologia foi primordial no momento em que a educação começou a depender da tecnologia durante o isolamento social”, conta o Prof. Willian Ribeiro.

O Oracle Academy tem parceria com colégios e faculdades nos quatro cantos do país, mas uma das instituições que mais formam profissionais é a FATEC Praia Grande. Simone Maria Viana, professora da unidade, conta que trabalha com a Oracle há quase 20 anos e há 4 conheceu o Oracle Academy, logo já firmando a parceria com as instituições em lecionava. “Durante todo esse período, nós já inserimos milhares de profissionais no mercado de trabalho, inclusive tenho aluno que hoje trabalha na Oracle”. Matheus Rezende, de 23 anos, foi um dos alunos da professora Simone no curso de Desenvolvimento de Sistemas da FATEC Praia Grande. “Entrei na Oracle em 2017, por meio do programa de estágio da época, o Italent. Comecei como estagiário, depois fiquei 1 ano e meio como consultor júnior e agora sou consultor pleno. A profª Simone teve papel essencial nesse processo e hoje, mais do que nunca, enxergo como tecnologia e educação precisam caminhar lado a lado”.

Em homenagem ao dia dos professores, o Oracle Academy fará um evento especial, o “Sala de Aula do Futuro” acontecerá no dia 14/10, às 10h, e abordará o tema “Metodologias ativas promovendo a inclusão de mulheres na tecnologia”. Reunindo professores renomados e com uma experiência incrível na aplição de tecnologias ativas, como o Prof. Dr. Charles Madeira, coordenador de programas de Pós-graduação em inovação e tecnologias educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, e a Profa. Talita Cypriano que junto com suas alunas contarão o caso de sucesso do Instituto Federal de Bragança Paulista. O evento terá também a participação especial do Pos-Doc. Fabro Steibel, Diretor Executivo do Instituto de Tecnologia Social – ITS, que vai abordar a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais, com o tema “Encontrando soft skills no ventilador”, junto com Fabro estará Ana Carolina Benelli, pesquisadora e consultora do ITS, que apresentará como o ITS aborda as questões de gênero e inclusão de mulheres no mercado de TI.

Evento gratuito. Para participar, inscreva-se aqui.

Últimas notícias