Com dados inéditos, evento on-line debate desafios da acessibilidade na Web

O [email protected] será na quinta-feira (21/5) e contará com lançamento de estudos e publicações sobre o tema

Salvador, 20/05/2020 – Estudos, publicações, dados inéditos e ações que promovam acessibilidade na Web serão apresentados e debatidos no evento on-line Todos@Web, uma iniciativa do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O evento acontecerá na quinta-feira, 21 de maio, Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade (do inglês Global Accessibility Awareness Day) em que grupos ao redor do mundo estarão reunidos com o propósito de debater formas para incentivar a acessibilidade. O [email protected] terá início às 10h e será transmitido pelo canal do NIC.br no YouTube: https://www.youtube.com/NICbrvideos.

Entre as iniciativas que serão lançadas neste dia estão o 4º fascículo da Cartilha de Acessibilidade na Web do Ceweb.br e W3C Brasil, com orientações para o público geral sobre como tornar o conteúdo Web acessível mesmo para aqueles que não são especialistas no assunto, e a publicação Acessibilidade e Tecnologias, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) com a colaboração do Ceweb.br, sobre o panorama de inclusão digital para pessoas com deficiência no Brasil e América Latina, incluindo também dados inéditos sobre o acesso e o uso de tecnologias da informação e comunicação por pessoas com deficiência.

Haverá também a divulgação da pesquisa do Movimento Web Para Todos e BigData Corp, com apoio técnico do Ceweb.br, sobre o nível de acessibilidade dos sítios brasileiros, além do lançamento do livro “Acessibilidade na Web: Boas práticas para construir sites e aplicações acessíveis” de autoria do especialista Reinaldo Ferraz.

“As pessoas percebem, compreendem e interagem com o conteúdo da Web de formas diferentes, dependendo de suas aptidões e características. Por isso, a acessibilidade é fundamental para que todos possam ter a oportunidade de navegar e se engajar no meio digital. Ela não beneficia apenas as pessoas com deficiência, mas auxilia todos, oferecendo formas alternativas de acesso, como legendas, facilidades de leitura e de interação. O evento [email protected] surge nesse contexto para apresentar dados sobre a realidade da acessibilidade digital no País, discutir o assunto e fazer recomendações aos diferentes setores da sociedade”, explica Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br.

Além das apresentações de publicações e estudos, o evento contará com a participação de Lia Carrari (Google Research), que abordará ações inovadoras em acessibilidade digital. A programação completa e os palestrantes confirmados estão disponíveis no sítio do evento.

Últimas notícias