Veja exemplos de como a tecnologia está sendo usada em favor da solidariedade durante a crise

Salvador, 28/04/2021 – Em tempos de crise, todos temos que aprender a utilizar nossos conhecimentos em favor de quem mais precisa. Com as tecnologias presentes no cotidiano da maioria da população, os profissionais da Tecnologia da Informação podem auxiliar com várias iniciativas solidárias que visam ajudar o próximo. Veja alguns exemplos e se inspire com essas histórias:

Nós (Nosso olhar solidário)

O Nós é um aplicativo gratuito desenvolvido por estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O app é dividido em duas seções: “Preciso de ajuda” e “Quero ajudar”. Com isso, o objetivo é conectar as pessoas que mais estão precisando e as que querem ajudar e não sabem como. A utilização é simplificada e as doações podem ser feitas pela própria interface.

Onde tem solidariedade

O aplicativo Onde Tem Solidariedade foi criado no Rio de Janeiro com o intuito de agregar iniciativas de arrecadação. O app permite que os usuários cadastrem ações da sociedade civil que estão sendo realizadas com o intuito de ajudar os mais prejudicados pela crise e, então, quem quer doar pode encontrar a iniciativa mais próxima, através dos serviços de geolocalização.

Um levantamento do portal Reviewbox mostrou que, entre março e abril deste ano, com o agravamento da pandemia, o número de buscas pelo termo “onde doar alimentos” cresceu 75,4%, mostrando que ainda há muita gente que tem o desejo de ajudar, mas não sabe exatamente como e onde, evidenciando a importância de aplicativos como o Onde Tem Solidariedade. Em entrevista ao O Globo, um dos integrantes de um dos movimentos cadastrados na plataforma declarou que a doação de cestas básicas mais que dobrou após o cadastro da iniciativa no app.

Vizinho do Bem

No início da pandemia, um aplicativo ajudou aqueles que precisavam sair de casa, mas não podiam por conta da idade ou das condições de risco. O Vizinho do Bem encontrava pessoas nas proximidades que estavam precisando de ajuda para tarefas básicas, como as compras de supermercado. Assim, aqueles que possuíam menor risco podiam se dispor a ajudar.

SOS Pandemia

O SOS Pandemia é uma plataforma criada em Ponta Grossa, interior do Paraná, que tem como intuito suprir as maiores necessidades hospitalares durante o período da crise sanitária. As unidades de saúde, ONGs e projetos sociais podem cadastrar as demandas na plataforma. Então, quem pretende ajudar com doações pode comprar os produtos e entregar à instituição mais próxima. Além disso, a interface também permite o cadastro de equipamentos hospitalares que estão necessitando de reparos, mostrando onde está o ponto de manutenção habilitado mais próximo.

Voluntariado Maker

A proposta do Voluntariado Maker, iniciativa da Universidade Estadual do Sul da Bahia (Uesb) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), é unir a tecnologia da impressão 3D com a produção e doação de equipamentos de proteção contra o coronavírus. Até julho do ano passado, mais de 88 mil máscaras já haviam sido produzidas e doadas aos profissionais da saúde de todo o estado.

Últimas notícias