Universidade brasileira vence pela 2ª vez final da etapa mundial do Huawei ICT Competition

Encerramento do Final Global e cerimônia de premiação da Huawei ICT Competition 2021-2022

Ao todo, foram 130 equipes internacionais vencedoras da final global do Huawei ICT Competition 2021-2022; participaram desta edição 150 mil estudantes de mais de 2 mil universidades

Salvador, 01/07/2022 – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) venceu pela segunda vez consecutiva a grande final global do Huawei ICT Competition 2021-2022, programa destinado a estudantes universitários do mundo todo que fazem parte do Huawei ICT Academy, para estimular e impulsionar as carreiras no setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

A grande final foi realizada no dia 17 de junho, de forma remota, em Brasília. A equipe do IFPB é composta pelos estudantes Luana R. Barros, Gabriel Gutierrez e Marcos Ugulino, e tem como mentor o professor Michel Coura Dias. Na categoria Network, a equipe composta por Fernando Luis, Fabrício Nascimento e João Guilherme do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) ficou em segundo lugar. A Universidade Federal de Alagoas também teve seu reconhecimento na disputa, sendo a segunda vencedora da categoria Cloud Computing.

No total, 130 equipes internacionais de 43 países e regiões foram declaradas as vencedoras na sexta edição da competição, que atraiu 150 mil estudantes de mais de 2 mil universidades em 85 países e regiões do mundo e incluiu três categorias Prática, Inovação e Indústria. O IFPB venceu com mais outras três equipes o Grande Prêmio Cloud Track of the Practice Competition.

A edição deste ano contou com uma nova categoria: Women In Tech Awards, com o objetivo de destacar o talento de jovens competidoras. Na ocasião, também foi apresentado como parte da Iniciativa TECH4ALL, o prêmio TECH4ALL de Inclusão Digital.

A competição foi muito disputada, com sete equipes ganhadoras do Grande Prêmio para a Network Track of the Practice Competition. As vencedoras foram: Faculdade Técnica de Comunicações de Wuhan, Faculdade de Engenharia Eletrônica de Chongqing, Nigéria, Universidade Normal de Yangtze, Tecnologia Profissional de Software da Universidade de Jiangxi, Egito e Nigéria.

Além do Brasil, as outras três equipes que levaram para casa o Grande Prêmio Cloud Track of the Practice Competition foram da Argélia, da Malásia e do Guangzhou College of Commerce. Os vencedores do Grande Prêmio da Competição de Inovação foram as equipes da Universidade Jiaotong de Pequim, da Universidade de Xiamen e da Universidade de Salahaddin. O ganhador do Grande Prêmio do Concurso da Indústria foi a equipe de Inspeção Futurista da Universidade do Sudeste.

Na cerimônia de premiaçao, Xiao Haijun, president de Desenvolvimento e Vendas de Parceiros Globais da Huawei Enterprise, explicou como as TICs se tornaram indispensáveis no nosso trabalho e nas nossas vidas. Como uma das principais iniciativas da Huawei na busca de talentos, o Huawei ICT Competition foi projetado para construir um ecossistema que estudantes de todo o mundo, ajudar a diminuir as divisões digitais e acelerar a transformação digital global, melhorando seus conhecimentos, habilidades e capacidades de inovação em TIC.

Na ocasião, Liu Limin, presidente da Associação de Educação da China para intercâmbio internacional, falou sobre o importante papel que o Huawei ICT Competition está desempenhando na promoção de intercâmbios internacionais e cooperação. “Como um evento anual para estudantes universitários globais, a competição oferece uma plataforma de comunicação, promove tecnologias de TIC nas universidades e serve como exemplo para a cooperação entre universidades e a indústria”, afirmou.

Hervé Huot-Marchand, chefe de Desenvolvimento de Jovens, Alfabetização e Habilidades da UNESCO, parabenizou a Huawei por seu papel como parceira-chave e colaboradora da Coalizão Global de Educação da UNESCO, por ajudar jovens em todo o mundo a melhorar suas habilidades digitais. O Huawei ICT Competition é um dos poucos programas internacionais que podem ajudar os jovens a se conectar e promover a inovação em uma escala tão grande para que eles possam, por sua vez, retribuir e criar maior valor na sociedade digital.

Esta edição do Huawei ICT Competition atraiu mais participantes este ano do que em todas as outras edições, apesar da pandemia. No futuro, a Huawei planeja continuar construindo ecossistemas de educação, indústria e talentos, estabelecendo alianças, integrando padrões, melhorando as capacidades e demonstrando valor de talentos. A Huawei também anunciou planos para certificar 1 milhão de profissionais de TIC até 2024 para melhorar as habilidades digitais da sociedade como um todo. O objetivo é promover o progresso científico e tecnológico, e o desenvolvimento social e econômico sustentável.

Últimas notícias