Solutis apoia Escola de Devs do Hub Salvador

Salvador, 18/11/2021 – A Solutis, parceira tecnológica que sustenta a jornada digital de seus clientes, participou ativamente do processo de formação da primeira turma da Escola de Devs do Hub Salvador. A Escola é um dos projetos educacionais colaborativos desenvolvidos pelo Hub Salvador focados na formação de jovens da rede pública de ensino para inserção no mercado de trabalho contemporâneo. Ele foi pensado como mecanismo para ajudar a diminuir a falta de mão-de-obra qualificada no setor de Tecnologia no Brasil, já que a busca das empresas por profissionais da área cresce em ritmo mais acelerado do que o de qualificação de pessoas.

“O pilar da educação é um ponto importante para a próxima geração do ecossistema baiano. Através da capacitação de jovens, não somente em tecnologia, mas em temas relacionados à empreendedorismo e inovação, vamos ativar cada vez mais cedo a curiosidade e criatividade. Muitas vezes, temos contato com esses temas somente após terminar uma graduação. Por isso, quanto antes plantarmos essa semente, mais pessoas interessadas teremos”, explica Enzo Alves, líder de comunidade do Hub Salvador.

A iniciativa, que conta o com apoio do Banco do Nordeste em parceria com o Banco Mundial, formou 26 desenvolvedores na primeira turma, sendo que 9 deles, todos vindos de escolas públicas, foram contratados para o Programa de Trainees da Solutis.

“Foram 3 meses de treinamento totalmente remoto por causa da pandemia, focando nas principais tecnologias de interesse do mercado, como JavaScript, Java, HTML, CSS, React e Spring Boot. O resultado final foi um grande sucesso e é muito gratificante ver o brilho nos olhos dos que foram selecionados para trabalhar conosco, sendo que para muitos é o primeiro emprego. Além deles, outros que concluíram o processo também já estão trabalhando em outras empresas”, explica Márcia Tanajura, Business Partner do Agile Studio de Desenvolvimento Solutis.

O processo de seleção para integrar o programa foi feito através de uma entrevista e de uma prova de conhecimentos gerais. Não foram exigidos conhecimentos na área de tecnologia, todos poderiam começar do zero. “Quando comecei, não sabia praticamente nada. Foi uma grande oportunidade de crescimento e foi muito importante pra mim porque eu não tinha muita expectativa de entrar no mercado de trabalho, mas participando, fazendo os projetos, eu decidi tentar concorrer a uma das vagas e passei, sendo que era algo muito fora da minha realidade” destaca Rebeca Souza, de 22 anos, única mulher entre os selecionados pela empresa de tecnologia.

Dando continuidade à iniciativa, o objetivo é que a segunda turma da Escola de Devs seja formada ainda no primeiro semestre de 2022, em paralelo a outros projetos educacionais do Hub Salvador. “A Solutis seguirá apoiando o Hub Salvador e outras instituições em suas iniciativas de formação de pessoas. Nós temos o know-how, conhecemos as demandas do mercado e sabemos da importância de capacitar esses jovens”, afirma Paulo Marcelo, CEO da Solutis.

Últimas notícias