Equipe RoboFEI recebe novo prêmio de reconhecimento nacional

Salvador, 01/10/2020 – Ganhando destaque no evento Manifesto Brasil 5.0 – Protagonista na Transformação Digital, o robô Hera (Home Environment Robot Assistant), desenvolvido por alunos e professores do Centro Universitário FEI, contribuiu para a conquista de mais um prêmio na categoria de ‘nativos digitais’. O reconhecimento é considerado pelo setor público e privado como um dos principais para a área de inovação e tecnologia. Com transmissão online e ao vivo, a apresentação contou com a participação dos alunos de graduação Guilherme Marostica, Bruno Gottsfritz Silva e do professor e chefe do Departamento de Ciência da Computação, Plínio Thomaz Aquino Júnior, que recebeu o prêmio diretamente das ‘mãos do robô’. A transmissão da apresentação aconteceu na noite da última terça-feira (29), diretamente do laboratório de robótica de serviços da universidade.

“O robô Hera – nome escolhido pelos estudantes para a identidade do robô – é o resultado de uma construção conjunta de alunos de graduação, mestrado e doutorado e representa a união de todas as áreas da FEI, incluindo engenharia elétrica, mecânica, de produção, engenharia de robôs, ciência da computação e administração. Esse projeto nasceu com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas e assegurar a inclusão social. Receber este prêmio é mais um incentivo aos nossos alunos para que continuem apostando neste trabalho”, destaca o professor.

É a primeira vez que o evento Manifesto Brasil 5.0 – Protagonista na Transformação Digital acontece no Brasil. A iniciativa recebe apoio de 60 instituições representantes do setor público, econômico, sociedade civil, militar, academias e institutos de pesquisa. Assim como a FEI, também destacam-se organizações como SEBRAE, IBM, Eletrobrás, Embrapa, Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira. A realização, que teve início no dia 22 de setembro e se encerra no dia 30 de setembro, contou também com a participação do Reitor do Centro Universitário FEI, Gustavo Donato, que protagonizou o evento de abertura com o debate sobre a Sociedade 5.0.

Projetado em 2015, o robô Hera é um dos principais símbolos para os alunos do Centro Universitário FEI e, nos últimos cinco anos, vem contribuindo para o avanço de pesquisas no âmbito de inovação e tecnologia na universidade.

A máquina possui sistema de navegação autônoma, reconhecimento de pessoas, ambientes e objetos, comando de voz, além de auxiliar na identificação de padrões de comportamento. “Hoje, estamos focando muito em atividades domésticas, principalmente para o atendimento de pessoas mais vulneráveis, como idosos ou pessoas com baixa mobilidade, por exemplo. Dentro da rotina de um lar, o robô consegue identificar padrões de hidratação, emite alertas para os horários dos medicamentos, as características de movimentação destas pessoas, além de gerar uma interação positiva e de estímulo para que os indivíduos exerçam suas atividades diárias. É o que detectam as nossas pesquisas” explica o professor.

Pensando também em outras contribuições, a novidade mais recente do robô Hera é a capacidade para medição de temperatura, um dos processos de prevenção à Covid-19. Outra característica é que, por meio de leitura facial, ele também já identifica o uso da máscara e emite alertas, caso o objeto não esteja posicionado no rosto de maneira correta. Em sua trajetória, o robô também já foi vencedor internacional na categoria RoboCup @Home e é Bi-Campeão Brasileiro e Latino-Americano 2016/2017.

Últimas notícias