Bootcamp de renome mundial chega ao Brasil

Salvador, 27/04/2022 – Um estudo recente do LinkedIn mapeou as oportunidades que mais cresceram no Brasil nos últimos quatro anos. A área de tecnologia foi a de maior destaque e deve se expandir ainda mais em 2022. Porém, mesmo com o mercado aquecido, o Brasil ainda sofre com a falta de profissionais qualificados. Segundo dados da Assespro (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), atualmente existem quase cem mil vagas abertas no setor, mas não há profissionais suficientes que possam preenchê-las, e a expectativa é que até 2024 esse número chegue a quinhentos mil.

Nesse cenário, e com objetivo de ampliar a oferta de profissionais no setor de tecnologia e ajudar as pessoas que desejam ingressar nessa área ou fazer uma mudança de carreira, seja no crescente mercado brasileiro ou em uma atuação internacional, a Practicum está trazendo seu bootcamp para o Brasil. Presente nos EUA, Rússia, Israel e Alemanha, o bootcamp de 10 meses, que já formou 5.000 pessoas, está mudando a forma como os estudantes de tecnologia entram no mercado de trabalho e já está disponível na maior economia da América Latina.

“Queremos desmistificar a tecnologia porque ela não deve ser vista como ciência de foguetes, mas como uma conquista fácil e possível para todos. Tornar possível que todos comecem uma nova profissão, não é apenas uma mudança de carreira, mas uma mudança de vida. Para conseguir isso, estamos nos concentrando em especialistas locais, bem como contratando em todos os países em que estamos entrando na região. Valorizamos e queremos ver e promover o crescimento”, disse Pedro Pablo Gonzalez, Gerente Latam da Practicum.

Atualmente, o Brasil responde por mais da metade dos unicórnios de tecnologia da América Latina, incluindo a plataforma de aluguel de imóveis Loft e a fintech Nubank. Além disso, hoje as empresas internacionais de tecnologia estão cada vez mais abertas à contratação de profissionais brasileiros de TI – na medida em que os escritórios foram criados especificamente para atender empresas norte-americanas que buscam agregar profissionais brasileiros em suas equipes.

Pedro aponta que “se você visitar um site de carreiras de qualquer empresa grande, seja em finanças, bens de consumo ou serviços, você encontrará lista de empregos em tecnologia e, na maioria das vezes, o salário oferecido (nesses empregos) é considerável um prêmio para cargos gerenciais na mesma empresa”.

O bootcamp, orientado para a prática, oferece três carreiras diferentes: analista de dados, cientista de dados e desenvolvedor web. Os alunos estarão codificando desde a primeira aula e, assim como nos projetos da vida real, o curso completo ocorre em vários sprints de 2 a 3 semanas cada. Nenhuma experiência anterior em TI é necessária para participar do programa. Com acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, ao suporte técnico de tutores, mentores e revisores de código, aproximadamente 80% dos alunos ingressam no mercado após participarem do bootcamp.

Em entrevista, o aluno, Adrian Villalobos, disse que “o que mais me chamou a atenção no curso de Data Science da Practicum é que além dos vídeos, há também muitos textos interativos, o que facilita a busca de informações, basta pressionar Ctrl+F e encontro rapidamente a explicação que preciso. A aprendizagem é gradual, há o apoio dos tutores, feedback constante e quando você menos espera já está fazendo coisas que há duas semanas nem sonhava em fazer”. Villalobos ainda reforça “Estou na área de Recursos Humanos e quero desenvolver um sistema para realizar alguns procedimentos de certificação realizados por ex-funcionários e esse curso está me ajudando muito a desenvolvê-lo. Além disso, tenho outras ideias de aplicação e quero oferecê-las como mais um serviço de negócios e por isso pretendo fazer mais cursos da Practicum para expandir a gama de serviços da empresa”.

Lorenza Diaz, também estudante de ciência de dados, destaca que “eu me identifiquei com a Practicum, porque eles me ajudam a desenvolver soft skills, como fazer a entrevista, como apresentar meu portfólio e projetos, mesmo que eu não tenha toda a experiência necessária, e isso facilita a conquista de um emprego. Escolhi a Practicum porque me deu a oportunidade de trabalhar, ganhar novas experiências e assim poder aplicá-la ao meu projeto”.

A Practicum também oferece um programa de aceleração de carreira, dando aos alunos uma orientação em sua rede de network, seu currículo e formas de fortalecer seu portfólio. Os interessados terão um breve curso de integração que descreverá o programa em detalhes para garantir que seja o cada um esteja escolhendo o curso certo para si. Haverá também webinars ao vivo, 2 vezes por semana, que os futuros alunos poderão assistir para fazer perguntas e tirar suas dúvidas.

“Antes de trazer o bootcamp para a América Latina, analisamos 20 países em vários parâmetros econômicos, incluindo faixa salarial em diferentes cargos, tendências no setor de tecnologia, número de empregos e muitos outros fatores, e selecionamos as habilidades e tecnologias mais requisitadas, garantindo que o que os alunos aprenderão neste curso é o que eles precisam para ter sucesso no mercado de trabalho”, disse Gonzalez. “A Practicum busca os melhores profissionais para que os alunos tenham uma excelente experiência desde o início até a contratação. É por isso que oferecemos os melhores professores e tutores, para ajudar pessoas de diferentes origens a estabelecer metas ambiciosas e crescer profissionalmente”.

Os cursos variam de US$ 1.700 a US$ 2.200 e o pagamento pode ser feito via boleto bancário, transferência, cartão de crédito, entre outras opções. Para mais informações sobre este revolucionário bootcamp e webinars visite o site.

Últimas notícias