Alunos da Impacta ficam entre os 25 melhores do mundo no Hackathon promovido pela NASA

Desafio contou com mais de 25 mil participantes, divididos em mais de 5 mil equipes do mundo inteiro

Salvador, 01/08/2017 – A edição 2017 do Space Apps Challenge: o Hackathon, promovido pela NASA (Agência Espacial Norte Americana), teve os alunos da Faculdade Impacta entre os 25 finalistas do desafio mundial. Vinicius Luiz de Camargo Pereira, Wilder Roberto Ramos Pereira, Matheus Rodrigues Catossi, Julio Cesar dos Santos e Nathalia Garcia alcançaram reconhecimento com o projeto BeeBox, cujo objetivo é auxiliar na preservação das abelhas.

O desafio proposto foi a criação de soluções que ajudem a humanidade e o planeta na resolução de problemas globais. Os participantes tiveram um total de 36 horas para desenvolver e programar de acordo com o formato e a plataforma estabelecida.

Dentre os que foram selecionados para a etapa mundial do evento, no qual a NASA avalia as melhores ideias e projetos, estava o grupo de brasileiros, que participou na categoria Viagens Migratórias e Histórias de Viagens. Eles criaram o aplicativo BeeBox, que ajuda na preservação das abelhas – responsáveis diretas por cerca de 8% da produção alimentar no planeta e 90% da polinização da flora brasileira –, que estão em extinção devido à falta de conhecimento dos governos e comunidades locais sobre como proceder com colmeias, ocasionando a destruição do seu habitat.

O BeeBox permite que o cidadão relate as regiões que possuem grandes quantidades de abelhas, tornando possível rastrear e mapear as condições climáticas nas quais estão inseridas. A partir disso, uma página da web indica locais com condições semelhantes, juntando dados para análises científicas e apoiando apicultores e governo local de forma a auxiliar uma possível realocação das colmeias, para que as abelhas possam procriar.

“Temos um imenso orgulho dessa conquista dos nossos alunos e acreditamos na capacidade deles em contribuir para a sociedade e para o planeta. Ficar entre os 25 melhores projetos, em um evento que reuniu 25.140 participantes, de 69 países diferentes, divididos em 5.028 equipes, é um feito que demonstra a qualificação e o preparo dos nossos estudantes”, afirma Célio Antunes, fundador e presidente da Faculdade Impacta.

Últimas notícias