Algoritmo que já impactou 180 mil alunos pode evitar evasão escolar durante quarentena

Salvador, 09/05/2020 – O Fidelizaluno é uma solução voltada para a prevenção e diminuição da evasão escolar que faz a identificação de quem possui maior  probabilidade de evadir o curso e emite alertas com base em regras de negócio previamente cadastradas. Das aplicações feitas, o algoritmo já conseguiu diminuir a taxa de evasão de 8,5% para 5%, o que significou uma economia de R$1,7 milhões ao ano para a escola beneficiada. A tecnologia se mostra uma aliada durante a pandemia do coronavírus no Brasil, uma vez que os alunos estão estudando em casa e podem vir a abandonar os estudos.

O algoritmo é capaz de utilizar dados oriundos dos vários sistemas de gestão acadêmica, incluindo sistemas pedagógicos e financeiros, como fonte para analisar os vários perfis dos alunos e assim identificar aqueles que têm maior chance de evadirem e as possíveis causas. Para isso faz uso de inteligência artificial para traçar os perfis dos alunos e fazer as predições, emitindo alertas para os que possuem níveis considerados altos de possível desistência.

O Fidelizaluno é uma iniciativa da startup FC Nuvem do Grupo FCamara (https://fcamara.com.br/), líder em desenvolvimento de soluções digitais para empresas e parceiro de inovação da Microsoft no Brasil, com clientes como Via Varejo, Walmart, Superdigital, Unimed, Movida e Sodexo.

Segundo o líder de educação da FCamara, Leandro Lousada, “entre as causas da evasão escolar durante a quarentena podemos destacar a situação sócio financeira e problemas de ordem familiar que muitas vezes acabam por dificultar ou mesmo impossibilitar a continuidade dos estudos desses alunos”, explica.

Identificar corretamente esses fatores possibilitam que as Instituições de Ensino possam implementar medidas que possam mitigar esse quadro. Se fatores por exemplo são de ordem econômica, políticas especialmente criadas para o parcelamento ou mesmo adiamento de alguns pagamentos para depois de formado incentivam que esse aluno continue estudando e termine sua formação, o que lhe permitirá ter renda maior no futuro.

Últimas notícias