Integração de sistemas garante à Startup Loovi escalar o negócio de proteção de carros contra roubo e furtos

Mais de 15 aplicações de gestão foram conectadas ao SAP Business One e Salesforce. A plataforma Magic xpi permitiu criar uma solução unificada para a troca de dados entre os sistemas.

Salvador, 06/05/2021 – A startup Loovi nasceu para oferecer uma alternativa para a proteção de automóveis contra roubo e furto, que utiliza Big Data e Machine Learning para entregar comodidade aos motoristas e uma alternativa às seguradoras e empresas rastreadoras de veículos que, em geral, estão longe de atender às necessidades dos proprietários. Com o novo serviço da Loovi, caso o carro não seja recuperado em até 30 dias, o proprietário do veículo recebe 100% da tabela FIPE, até o valor de 60 mil reais.

O serviço oferece monitoramento em tempo real do automóvel particular ou de motoristas profissionais (táxi e aplicativos) através de um dispositivo plug&play, o mesmo além dos serviços citados acima também faz a  coleta de dados sobre o funcionamento e diagnóstico eletrônico e mecânico do veículo. Um chip de dados faz a transmissão das informações coletadas para uma central de controle da Loovi. O serviço também emite informações e alertas sobre emissão de CO2, panes e avarias no sistema automotor, além de oferecer os logs das viagens realizadas.

O início da jornada disruptiva e o desafio para escalar o negócio

A Loovi começou como um MVP (Minimum Viable Product), que é o “piloto de produto viável mínimo”, utilizado pelas startups em seus projetos e que visa apurar se a ideia que pretendem colocar no mercado é viável comercialmente. Para tocar este MVP em operação, a Loovi passou a utilizar mais de 15 aplicações de software para coletar dados de milhares de veículos na primeira etapa do projeto. Como a projeção é chegar a mais de 1 milhão de dispositivos conectados nos primeiros anos de operação, os fundadores da startup perceberam que seria necessária a contratação de dois grandes sistemas para complementar a operação, um grande ERP e um CRM para se comunicarem com as demais aplicações. Caso contrário, a ideia do negócio não passaria do MVP. A empresa optou por contratar o SAP Business One e o Salesforce, mas ainda era necessário definir como seria a integração entre todos os sistemas envolvidos na operação.

O desafio, então, foi integrar os novos sistemas com as aplicações já utilizadas e que envolvia o faturamento, recorrência de cartão de crédito, gestão de gateway de pagamentos, emissão de nota fiscal, entrega do hardware a ser instalado no veículo, coleta de vendas feitas no site e aplicativo mobile, gestão de ocorrências, marketing, entre outras tarefas.

Quando a empresa começou a desenhar um projeto de integração, que seria conduzido pela sua equipe interna de desenvolvedores, logo percebeu que seriam necessárias milhares de horas de trabalho, com uma previsão de concluir o trabalho em mais de 18 meses, o que mataria o “time to market” do novo serviço e impediria escalar o negócio. A opção foi buscar no mercado uma solução especialista em integração e a plataforma Magic xpi foi escolhida para esta finalidade após análise das opções disponíveis e que oferecessem um alinhamento com as metodologias ágeis de desenvolvimento.

“Não tínhamos todo o tempo do mundo para tocar esta integração, como havíamos pensado. O Magic xpi entra neste momento para resolver o problema e ele permitiu criar um barramento de integração muito mais rapidamente”, comenta Quézide Cunha, CEO da Loovi. “Além da redução do tempo de desenvolvimento, o projeto ofereceu a agilidade que uma startup necessita para crescer”, acrescenta.

Segundo o executivo, a Loovi acabou criando módulos exclusivos para se comunicar com o SAP e Salesforce usando o Magic xpi, criou uma solução de gestão unificada para a comunicação dos dados entre os sistemas e um painel de visualização de todos os processos do negócio para a tomada de decisão mais facilitada. O SAP cuida do tratamento de todos os dados que o serviço coleta e usa o Magic xpi para enviá-los à camada do Salesforce sobre todos os processos de negócios. Esta automação tirou 90% do trabalho manual e o único processo não automatizado é a entrega do hardware, que é o Smartcar.

“Por ser uma empresa de tecnologia, necessitamos dar respostas rápidas aos desafios de crescimento do negócio e, por ser uma startup de inovação, a responsabilidade ainda é maior, se comparada com outras empresas que não possuem apelo da tecnologia. A ferramenta Magic xpi está pavimentando a nossa capacidade de escalar e permite ações rápidas na integração. Aprendemos muito com ela e vemos o futuro muito promissor devido a esta capacidade nativa da plataforma”, finaliza o executivo.

Últimas notícias