Crescendo sem limites, ValeCard inova acelerando a jornada digital

Salvador, 10/01/2022 – Desde 1995 no mercado e com atuação nacional, a ValeCard oferece soluções para gestão de benefícios, financeira e frotas. Os cartões da marca (alimentação, combustível, saúde, entre outros) contribuem para controle e economia de recursos internos e são aceitos em todo país, por meio de rede própria e parceiras.

Para cumprir com o compromisso de servir os clientes com agilidade, sempre oferecendo tecnologia avançada em processamento de dados, a companhia entendeu que precisava realizar a digitalização dos negócios de forma profunda, para acompanhar às mudanças do mercado.

Em 2018, a ValeCard resolveu modernizar seus sistemas e decidiu levar as informações de negócios para uma infraestrutura na nuvem. Já em 2021, como parte do processo de evolução, a empresa investiu na mudança de cloud privada para a pública, com intuito de usufruir de todas as vantagens que o modelo oferece, tais como escalabilidade, disponibilidade e segurança. “Optamos por uma nuvem privada que atende nossa necessidade. Temos mais domínio sobre a plataforma e poder de escalar para o nível de aplicação em cloud, com mudanças que nos permitem ser mais velozes no atendimento das nossas demandas”, explica Luiz Abreu, CTO da ValeCard.

Atualmente, a empresa trabalha com a Oracle para a migração das aplicações para a cloud a fim de facilitar o trabalho com a escalabilidade que o sistema oferece. “Temos um ambiente de disaster recovery que deve trabalhar em formato ativo com o Oracle Private Cloud@Customer”, reitera Luiz.

Para aumentar a flexibilidade e agilizar o desenvolvimento de novos aplicativos para os clientes ValeCard, o grande desafio agora é converter a base para microsserviços. “Nossos novos negócios, como o Top Bank, já nasceram utilizando o Oracle Integration Cloud, trabalhando com microsserviços e disponibilizando nossos APIs para o mercado. A solução transformou a plataforma, tanto de meio de pagamento quanto de serviços financeiros, aberta para nossos parceiros de negócios”, ressalta. Segundo o executivo, a transição possibilita ter sistemas abertos e conectados com as soluções de mercado, em uma plataforma ágil, robusta e sustentável. “Iremos implementar uma governança de tecnologia que permita disponibilizar toda essa infraestrutura de sistema aberto, com arquitetura escalável e segura”.

A Oracle está com a ValeCard desde sua primeira transação. Luiz conta que sempre teve soluções aderentes com a cultura da empresa e que preserva muito a segurança e sigilo da informação. “Esperamos que, após a implementação, tenhamos ainda mais performance. Esse é um passo na evolução do processo de Inovação para que, no futuro, a infraestrutura esteja em nuvem pública. Essa nova fase nos ajudará a seguir com nossa escala de crescimentos, provendo ao mercado novas soluções nos setores que atuamos”, finaliza.

Últimas notícias