Boom Supersônic está redefinindo o jeito de viajar e a impressão 3D é sua grande aliada

Manufatura aditiva reduziu em 98% o custo com peças para testes dos motores J85 da nova aeronave supersônica XB-1

Salvador, 19/10/2020 – A Boom Supersonic, empresa responsável pela fabricação do avião supersônico comercial mais rápido da história, conseguiu reduzir, de forma expressiva, o custo e o tempo de fabricação de algumas peças que auxiliaram na produção da sua aeronave XB-1, com a utilização da tecnologia de impressão 3D da Stratasys.

A decisão de utilizar a impressão 3D decorreu da necessidade da empresa em realizar os testes de alguns requisitos dos motores J85 da XB-1, que incluíam testes de contrapressão. Para conseguir executar esse teste, era necessário redirecionar o ar comprimido tomado no interior do motor através de uma série de dutos. Contudo, a fabricação desses tubos por meio de métodos tradicionais, com usinagem a partir de barras de alumínio, levaria até sete semanas e custaria cerca de US$ 9.000, um valor alto com um tempo de retorno muito longo.

Sendo assim, a empresa, que atualmente possui três impressoras 3D da Stratasys – uma F370, uma Fortus 450mc e uma F900-, conseguiu, com a manufatura aditiva FDM, fabricar in loco os dutos em apenas em 14 horas, por apenas US$ 150, com uma economia de 98%.

Nesse caso, em vez de usinar as peças, a Boom Supersonic utilizou a tecnologia 3D para fabricar os dutos com a resina ULTEM 1010, resistente ao calor. A manufatura aditiva deu à Boom a capacidade de produzir os dutos rapidamente, evitando o longo tempo de fabricação da usinagem típica, e reduziu o custo com material, uma vez que a tecnologia utiliza apenas a quantidade necessária para construir a peça. Além disso, com a manufatura aditiva, a empresa eliminou as restrições de design para fabricação inerentes à usinagem, permitindo aos engenheiros a liberdade de obter o desenho de duto ideal.

A XB-1, aeronave cuja escala equivale a um terço da Overture – projeto de avião comercial mais rápido do mundo -, foi revelada em outubro e se prepara para realizar seu primeiro voo para pôr em prova a tecnologia dos seus aviões em viagens supersônicas eficientes, seguras e que redefinirão o significado de voar. A parceria entre a Boom Supersonic e a Stratasys tem sido um sucesso, e tornará o mundo dramaticamente mais acessível por meio das viagens supersônicas.

Sobre a Stratasys

A Stratasys é líder global em manufatura aditiva ou tecnologia de impressão 3D e é fabricante das impressoras 3D FDM e PolyJet. As tecnologias da empresa são usadas para criar protótipos, ferramentas de fabricação e peças de produção para indústrias, incluindo aeroespacial, automotiva, saúde, produtos de consumo e educação. Por mais de 30 anos, os produtos Stratasys ajudam os fabricantes a reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos, custo e tempo de colocação no mercado, bem como reduzir ou eliminar custos de ferramentas e melhorar a qualidade do produto. O ecossistema de soluções e experiência de impressão 3D da Stratasys inclui impressoras 3D, materiais, software, serviços especializados e produção de peças sob demanda.

Para saber mais sobre a Stratasys, visite http://www.stratasys.com

Últimas notícias