Promova a conscientização sobre cibersegurança para proteger sua família em ambientes online

Por Renee Tarun, vice-presidente de segurança da informação da Fortinet

Com o acesso fácil a uma grande variedade de jogos e materiais, a internet se tornou um recurso muito importante na vida das crianças. Infelizmente, os cibercriminosos sabem disso e, muitas vezes, usam as crianças para aumentar seu lucro.

O tema deste ano do Mês de Conscientização sobre Cibersegurança , comemorado em outubro, é “Own it. Secure It. Protect it.” (“assuma a responsabilidade, ensine e proteja as crianças” — adaptado) e traz várias lições que podem ser incorporadas ao uso da internet por parte das crianças para garantir sua segurança, privacidade e proteção do dispositivo online.

Own It (assuma a responsabilidade)

Muitos aspectos da vida de uma criança, incluindo a escola e a comunicação com os amigos, utilizam dispositivos conectados à internet. Apesar de oferecerem oportunidades para o desenvolvimento infantil, esses dispositivos conectados à internet também envolvem riscos causados por cibercriminosos. Por isso, é importante garantir que as crianças entendam bem seu perfil digital, os dispositivos e os aplicativos que elas usam em seu dia-a-dia.

A importância da privacidade online

Ao discutir com as crianças sobre segurança online, comece explicando a importância de manter a privacidade das informações para reforçar a segurança online de seus dados e de toda a família. Com tantas atividades online que exigem informações de identificação pessoal (PII), como nome e data de nascimento, seus filhos devem saber onde e quando podem fornecer esse tipo de informação. Para crianças mais velhas, isso também se aplica às informações bancárias. Embora pareça óbvio, é fundamental que seu filho entenda que nunca deve compartilhar os detalhes da conta bancária com ninguém online que não sejam os representantes oficiais e autorizados.

Crie regras para uso da internet

Nem sempre é possível controlar o que as crianças fazem online, mas a criação de um conjunto de regras a serem seguidas no ambiente online ajuda a protegê-las. Listas específicas de websites e aplicativos que as crianças podem usar permitem que os pais determinem como elas podem usar a internet, garantindo a sua segurança. Os mesmos princípios podem ser aplicados às redes sociais, pois os pais podem criar regas sobre o que seus filhos podem compartilhar e com quem podem se conectar.

Secure It (ensine as crianças)

Ensinar as crianças a entender seus perfis digitais é um longo caminho para garantir sua segurança online, e isso nem sempre garante a sua segurança. Para dificultar a violação de seus perfis digitais, é necessário aprender sobre os recursos de segurança incorporados aos websites e aplicativos que as crianças usam e aplicar camadas de segurança adicionais em seus dispositivos.

Defesa contra ciberameaças

Como todos sabem, os dispositivos pessoais e as contas online tornaram-se os alvos principais de cibercriminosos que procuram roubar informações pessoais. Por isso, é muito importante que os pais garantam a segurança dos seus próprios dispositivos e dos seus filhos também.

Nas contas online, a segurança começa com o uso de uma senha forte. Algumas práticas recomendadas incluem criar uma nova senha para cada conta, além de evitar o uso de frases comuns.

Com relação à segurança dos dispositivos, uma ameaça muito comum está relacionada à rede utilizada pela criança. Os cibercriminosos costumam usar redes não seguras, como Wi-Fi público, para obter acesso aos dispositivos conectados a essa rede. Quando usar Wi-Fi público, confirme o nome da rede e o login exato com a equipe antes de efetuar o login.

Protect It (projeta as crianças)

A proteção online das crianças abrange aspectos de assumir a responsabilidade e ensiná-las sobre a segurança em ambientes da internet. Por fim, saber o que as crianças fazem online e garantir sua proteção colabora para a sua segurança online.

Monitorar suas atividades

Mesmo quando as contas online e os dispositivos das crianças estiverem seguros, é importante monitorar suas atividades online para garantir que não entrem em áreas que podem representar um risco. Uma sugestão é manter o computador em uma área pública, para que os pais intervenham rapidamente no caso de uso indevido dos recursos online.

Os pais de crianças mais velhas devem monitorar para que as compras online sejam feitas em sites seguros. Além disso, uma pesquisa recente sobre ameaças realizada pelo FortiGuard Labs mostra que as plataformas de comércio eletrônico estão recebendo um número crescente de ataques e que houve um aumento nos golpes envolvendo cartão para roubar dados financeiros.

Considerações finais

Com a internet se tornando cada vez mais comum na vida de todas as crianças, protegê-las nos ambientes online se tornou uma necessidade para todos os pais. O Mês da Conscientização sobre Cibersegurança explora em detalhes os temas de segurança e proteção da sua identidade online. Os pais podem participar de discussões sobre as diferentes ciberameaças e aprender as práticas recomendadas de cibersegurança, fazendo com que este se torne um ótimo recurso para os pais que desejam proteger seus filhos nos ambientes da internet.

Últimas notícias