Pilotagem segura: manter postura correta gera mais conforto e segurança sobre a moto

Motociclistas devem se atentar a postura correta sobre a moto como forma de garantir mais segurança durante pilotagem.

A moto tem apoio em apenas dois pontos no solo e isso faz com que o motociclista precise de equilíbrio e postura para uma pilotagem mais segura. Além disso, essa é uma forma de oferecer maior conforto, bem como a realização de manobras perfeitas.

Especialistas garantem que a postura correta na moto permite contornar curvas, bem como fazer frenagens de emergência, corretamente. Portanto, manter a cabeça erguida e o olhar sempre à frente, ajuda muito a antecipar reações. Veja mais!

Postura correta sobre a moto é garantia de segurança

Muitas são as formas de garantir mais segurança aos motociclistas e elas vão desde checkup até a contratação de um seguro de moto. Basta uma breve busca na internet para que o piloto encontre ajuda de que precisa para evitar dor de cabeça, bem como acidentes.

A escolha do capacete ideal, levar a moto ao mecânico de confiança, contar com a proteção oferecida pela seguradora, entre outras coisas são fundamentais. Porém, o que poucos se atentam é sobre a importância de manter a postura correta na moto.

E nem todos sabem qual é a posição ideal para pilotar uma moto, de forma a ficar fisicamente melhor para encarar o trânsito. Para ajudá-los, selecionamos algumas dicas de especialistas para manter a postura e ser mais ágil ao realizar manobras. Confira!

1. Posição das mãos

As mãos devem ficarem posicionadas ao centro das manoplas, permitindo assim, que os comandos sejam acionados suavemente. Se o motociclista segurar muito para fora, terá maior dificuldade em pegar as manetes. Caso ele segure mais para dentro, terá que fazer mais força ao executar essa ação.

2. Posição da coluna e quadris ao pilotar

É importante manter os quadris e coluna bem posicionados para evitar desconforto e tensão, inclusive, nos ombros e braços. Especialistas recomendam ficar o mais próximo possível ao tanque. Isso porque, sentar muito para trás, faz com que as costas fiquem curvadas e a contração que faz aos ombros, dificulta os movimentos da cabeça. Com isso, o campo de visão também fica comprometido.

3. Posição dos ombros

A posição dos ombros é de real importância, pois resulta na segurança do motociclista. Ou seja, se os ombros estiverem encolhidos ou tensos, faz com que as mãos também fiquem tensas. Da mesma forma, se os braços e mãos estiverem tensas, também fará com que os ombros fiquem tensos e isso reflete na pilotagem da moto. Quando os membros superiores estão relaxados, funcionam como molas, contribuindo com a posição do tronco sobre o guidão.

4. Posição da cabeça

É recomendável manter a cabeça elevada, verticalmente, de forma a ajudar o motociclista a não peder o seu ponto de referência. Quando a cabeça fica abaixada, o campo de visão fica comprometido, levando o piloto a possíveis erros, inclusive, a eventuais acidentes.

5. Posição dos cotovelos

É recomendável que os cotovelos fiquem dobrados, levemente, para dentro. Dessa forma, eles podem funcionar como molas, o que ajuda o piloto a evitar ir para frente ao pilotar. Isso também ajuda para a absorção dos choques ocorridos pela roda dianteira.

6. Posição dos joelhos

O ideal é pressionar os joelhos ao tanque, levemente, de forma a facilitar os movimentos dos membros superiores do corpo. Isso é algo que poucos se atentam, mas que influencia no modo com que o motociclista pilota sua moto.

Então, essas dicas são essenciais para manter postura correta sobre a moto, gerando mais conforto e segurança. Colocá-las em uso pode garantir uma pilotagem mais segurança e confortável.

Por: Andreia Silveira, copidesque no site SeguroAuto.org.

Últimas notícias